A segunda edição do livro Pelagem dos Eqüinos: Nomenclatura e Genética, tendo como co-autora a professora Maria Dulcinéia da Costa, da Unimontes, teve seu lançamento durante a reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, em Jaboticabal (SP). A obra - assinada também pela professora Adalgiza Souza Carneiro Rezende, da Universidade Federal de Minas Gerais, evidencia os principais fundamentos genéticos das pelagens dos eqüinos, a fim de contribuir para a padronização da nomenclatura nas diferentes regiões do Brasil.
A primeira edição do livro (feita em 2001) está esgotada desde 2005.
- Depois de quase 6 anos, muitas palestras e cursos foram ministrados em todo o Brasil, com a finalidade de divulgar e padronizar a nomenclatura preconizada, daí a necessidade de atualização de seu conteúdo, atendendo principalmente a demanda registrada nas universidades - esclarece a professora Maria Dulcinéia Costa. Ela informa, ainda, que o Ministério da Agricultura também vai utilizar o livro como referência nacional na elaboração de resenhas de eqüinos para exames e em eventos relacionados à identificação de animais.
Entre outros temas, o livro aborda a Classificação dos Animais; Descrição de inúmeras variedades de pelagens; Caracterização das particularidades das pelagens; Nomenclatura das pelagens associadas à genética; Herança das pelagens; e Resultados dos acasalamentos entre as diversas pelagens. A obra conta com o apoio do Núcleo de Genética Eqüina da Escola de Veterinária da UFMG.