Desde segunda-feira funcionários do Campus Funorte São Luis participam da 1ª Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho. A programação termina nessa sexta-feira (22).
Jerúsia Arruda
Repórter
Termina hoje a 1a Sipat – Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, promovida pelo departamento de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho da rede Soebras, junto com a CIPA – Comissão interna de prevenção de acidentes, com participação de funcionários do campus São Luis-Isemoc e convidados.
- É uma responsabilidade grande, mas também uma experiência gratificante – diz Vanderlei, sobre a presidência da CIPA (Foto: Wilson Medeiros)
Desde segunda-feira, 18, cerca de 40 funcionários, inclusive de outros campi da rede participam da programação elaborada pela própria CIPA, com palestras que abordam os cuidados que se deve ter para prevenir e evitar acidentes no ambiente do trabalho, procedimentos em caso de acidentes, qualidade de vida, prevenção do estresse, entre outros.
A Sipat tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho, com o propósito de desenvolver a consciência da importância de se eliminar os acidentes e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.
Na segunda-feira, 18, a diretora do campus São Luis-Isemoc, Ana Cristina Couto Amorim, fez a abertura oficial da Semana, e falou sobre a importância de sua realização, pioneira na rede Soebras.
Na seqüência, o diretor de Recursos Humanos, professor Roberto Rodney Ferreira Júnior falou sobre a importância de se promover a segurança no ambiente de trabalho e da abertura e ampliação do debate sobre o assunto para que todos possam se conscientizar do seu papel, não só no que diz respeito à própria segurança, mas à segurança de todos. O professor ressaltou, ainda, a importância da participação dos próprios funcionários em eventos realizados pela rede, e sobre a programação de uma série de eventos (seminários, palestras, fóruns e programas de treinamento) que serão levados aos funcionários no próximo ano.
No encerramento, o técnico em Segurança do Trabalho da rede Soebras, Orlando Correa apresentada a programação da 1ª Sipat
Na terça-feira, 19, foi proferidas as palestras Aids e doenças sexualmente transmissíveis e Primeiros Socorros, com participação de representantes do Corpo de Bombeiros de Montes Claros. Na quarta-feira, 20, as atividades práticas de primeiros socorros ilustraram a palestra de terça-feira.
Na quinta-feira, 21, a psicóloga Andréia Nogueira falou sobre auto-estima.
Segundo o presidente da CIPA, Vanderlei Xavier Gomes a realização da 1ª Sipat vai dinamizar o trabalho da Comissão
- Nosso objetivo é incentivar e conscientizar os funcionários a trabalhar com segurança e prevenir acidentes e, com as palestras, o alcance da mensagem é muito maior, já que são proferidas por pessoas que entendem bem do assunto e podem ilustrar melhor, de forma que todos assimilem e tenham consciência da importância de se colocar em prática o que aprenderam – explica Vanderlei, 36 anos, que trabalha como porteiro há três anos no campus e foi escolhido para ser o primeiro presidente da CIPA em maio deste ano, cargo que deve ocupar por doze meses.
CIPA
Regida pela Lei nº 6.514 de 22/12/1977 e regulamentada pela NR-5 do ministério do Trabalho, a CIPA foi aprovada pela portaria nº 3.214 de 08/06/1976, publicada no D.O.U. de 29/12/1994 e modificada em 15/02/1995.
Composta por representantes do empregador e dos empregados, a CIPA tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa.
A CIPA é formada oito membros: presidente, vice-presidente, secretário e diretor, um escolhido por voto pelos funcionários e outro indicado pela instituição.
Segundo Roberto Rodney a rede Soebras, através do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho e da CIPA, tem dedicado especial atenção aos problemas de Medicina e Segurança do Trabalho e boa parte desses esforços se concentra na conscientização dos funcionários, em todos os níveis.
- A Segurança do Trabalho começa no trabalhador, daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos – explica Roberto.
Vanderlei diz que sem essa conscientização o esforço do Serviço de Segurança e da CIPA se esbarra em grandes dificuldades já que as pessoas não sabem dos riscos que correm e como poderiam evitá-los.
A realização da SIPAT é obrigatória, de acordo com a alínea 0, item 5.16 da NR 5, portaria do ministério do Trabalho e Emprego DSST n° 8/99.
Roberto Rodney explica que a realização de palestras sobre Aids, DSTs e Primeiros Socorros bem como campanhas contra o tabagismo e alcoolismo são exigências do ministério, e muitos funcionários de outros campi participam porque contribuem para um melhor desempenho no seu trabalho.
- Essa mesma programação irá acontecer em todas as unidades da rede, mas muitos funcionários anteciparam a participação, o que demonstra que a iniciativa está sendo bem aceita – diz.
Funcionário da rede há quase seis anos, responsável pelo departamento de compras do centro administrativo da Soebras, Ivonei Trezena assistiu à palestra sobre Primeiros Socorros e disse que foi muito gratificante.
- Já havia assistido a outras palestras com esse tema, mas sempre se aprende um pouco mais, e o mais importante é que aguça nossa atenção que, muitas vezes, pela correria do dia-a-dia, se dispersa, e é nessa hora que podem acontecer acidentes – argumenta.
ENCERRAMENTO
A programação da 1a Sipat termina hoje, com palestra sobre Estresse e qualidade de vida: tendências e perspectivas, ministrada pela professora Ana Cristina Couto Amorim, às 9h.
Em todos os dias, no encerramento da programação, que acontece de 9h às11h, no campus São Luis-Isemoc, foram sorteados brindes entre os participantes.
Hoje, após a palestra, haverá confraternização de encerramento entre funcionários e palestrantes.