Juliana Paiva
Colaboração para O NORTE
No ano em que se comemoram os cem anos do escritor Guimarães Rosa – nascido a 27 de junho –, a UFMG, por meio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), vai criar em Montes Claros a Biblioteca do Sertão. O projeto, uma parceria com a secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, foi anunciado na semana passada pela vice-reitora da universidade, Heloisa Starling.
A biblioteca vai contar com acervo bibliográfico, fílmico e musical sobre temáticas como botânica, zoologia, saúde, história, sociologia, saúde, artes e cultura popular. “Tudo o que diz respeito ao sertão interessa à UFMG e nada lhe será estranho”, garante a vice-reitora.
O projeto faz parte das comemorações do centenário de Guimarães Rosa. Para Heloisa Starling, a escolha da cidade como sede da biblioteca é emblemática nesse contexto. Ela lembra que foi a poucos quilômetros de Montes Claros que Riobaldo Tatarana travou sua primeira batalha em Grande Sertão: Veredas, obra que imortalizou Guimarães Rosa.
A UFMG está adquirindo a casa no Centro da cidade onde vão funcionar a Biblioteca do Sertão, uma livraria universitária, a ser dirigida pela Editora UFMG, e um escritório da Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, vai investir na compra do acervo inicial.
MAIS QUATRO NOVOS CURSOS NA UFMG
A partir do próximo ano, o campus da UFMG em Montes Claros oferece quatro novos cursos: Administração, Ciências de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Florestal. Atualmente, a unidade conta com as graduações em Agronomia e Zootecnia, além do mestrado em Ciências Agrárias , com área de concentração em Agroecologia. As inscrições para o vestibular 2009 acontecem de 10 de agosto a 12 de setembro próximos.
“Em raros momentos de sua existência institucional, esta unidade da UFMG experimentou avanços e benefícios tão significativos como os que agora estamos vivendo. A ampliação exponencial de perspectivas a que me refiro atinge as nossas áreas de pesquisa, extensão e ensino”, acrescenta o diretor do ICA, Rogério Marcos de Souza.