A prefeitura de Montes Claros capacitou cerca de 70 educadores que atuam na rede municipal de Ensino. A iniciativa foi da divisão de Educação Infantil, ligada à Gerência Técnico-Pedagógica da secretaria de Educação, que montou duas turmas, cada uma com 35 profissionais dedicados à formação de crianças entre dois e cinco anos.
O evento ocorreu na sala Geraldo Freire, anexo da câmara municipal, na sexta-feira da semana passada em dois momentos: de manhã, para supervisores que trabalham na cidade; e à tarde para professores que lecionam na zona rural. Eles abordaram o tema Matemática na Educação Infantil – A arte de pensar.
O conteúdo do curso girou em torno do desenvolvimento infantil, voltado especificamente para o aspecto cognitivo e a aquisição do conhecimento lógico-matemático pela criança. A base teórica foi tomada de empréstimo do suíço Jean Piaget, considerado um dos maiores pesquisadores de educação e pedagogia no mundo.
PIAGET
Graduado em Ciências Naturais e especialmente dedicado ao estudo da Psicologia e Filosofia, Jean Piaget defendeu que, nos espaços de aprendizagem, houvesse a implantação de uma metodologia inovadora com o objetivo de gerar cidadãos criativos e críticos. Afirmou que o professor não deve apenas ensinar, mas, antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma. Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Como epistemólogo, investigou o processo de construção do conhecimento. Nos últimos anos de vida centrou suas observações no pensamento lógico-matemático. Piaget morreu em 1980, aos 84 anos. (Ascom)