Alunos em risco

Prefeitos pedem adiamento do período letivo devido às chuvas

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 20/01/2025 às 19:00.
Em Botumirim, as estradas estão comprometidas e o adiamento do ano letivo é uma necessidade dos gestores (prefeitura Botumirim)
Em Botumirim, as estradas estão comprometidas e o adiamento do ano letivo é uma necessidade dos gestores (prefeitura Botumirim)

Devido às fortes chuvas no Norte de Minas, estradas rurais foram afetadas e em alguns municípios gestores estão preocupados com o início das aulas, marcado para o próximo dia 10 de fevereiro. Associações e consórcios têm se reunido para tratar do assunto e solicitar ao Governo do Estado o adiamento. O município de Botumirim é um dos que sofreram danos. “Marquei uma nova audiência com o DER [Departamento de Estradas de Rodagem] para agilizar ao menos um desvio para a gente. Estamos com rotas comprometidas”, disse Eder Rios, prefeito da cidade. 

Ronaldo Soares Mota Dias, presidente da Amams e prefeito de São João da Lagoa, enfatiza que a associação apresentará ao Estado uma proposta de adiamento temporário, visando aliviar os municípios para reorganizar a logística do transporte escolar sem comprometer a educação.

“É um consenso entre os prefeitos e uma dificuldade de muitos municípios a situação das estradas rurais. Dependemos dela para fazer a locomoção, transporte escolar e hoje os nossos municípios têm uma área rural muito extensa”, disse Ronaldo, acrescentando que qualquer reparo ou manutenção leva tempo para ser executada. “Estamos com dois dias de sol, mas ainda é insuficiente para as prefeituras fazerem um serviço bem feito. Qualquer conserto que fizerem agora, terá que ser refeito porque ainda está um pouco crítica a situação. A proposta é de adiar em pelo menos 15 dias”, afirmou à reportagem.

Para Adaildo Rocha, presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), o adiamento das aulas é crucial para profissionais da educação e moradores das áreas afetadas. “Entendemos que o prazo está curto e que vai implicar no calendário escolar em todo o estado”. O Cimams está encarregado de, por meio da assessoria jurídica, elaborar o pleito que será levado ao Estado.

Consultado a respeito da possibilidade, o Governo do Estado não forneceu resposta até o encerramento da edição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por