Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Com presença de toda a comunidade do bairro e participação de artistas de diversos segmentos, foi inaugurada no último sábado, 29 de abril, a praça Igor Xavier, no bairro Morada do Parque, em homenagem ao bailarino assassinado em fevereiro de 2002.
Praça Igor Xavier, no bairro Morada do Parque, é inaugurada com shows musicais, balé, poesia, celebração ecumênica e muita emoção (foto: Fábio Marçal)
A praça que fica na Avenida A, esquina com a rua professor João Câmara, recebeu visitantes que aproveitaram para apreciar as comidas e bebidas produzidas pelos moradores do bairro, vendidas em barraquinhas montadas em toda sua extensão.
PROGRAMAÇÃO
Às 19 horas foi celebrada uma missa campal pelo padre Zeca, com participação do grupo Arautos do Evangelho, que emocionou a todos os presentes. Em seguida foi exibido em um telão o vídeo Igor Xavier – Luta e Luz, dirigido por Diego Kartz, com imagens que impressionaram, e também emocionaram o público.
Se apresentaram, ainda, o grupo de seresta Namorados da Lua, balé de câmara Adriana Camargo, que chamou a atenção pela performance apresentada no chão, bem próximo do público, o grupo Transa Poética, com participação de Mirna Mendes, Aroldo Pereira e Reinilson Durães, e performance permanente com Afrânio Botelho e Fred Gonçalves.
Encerrando a programação, os músicos Jukita Queiroz, César, Isa, Janaína, Rol, Herbert Lincoln, Bob Marcílio e a dupla Fabiana Lima e Bruno Andrade apresentaram o show Música para os nossos ouvidos.
PARTICIPAÇÃO
Segundo Marlene Xavier, mãe de Igor Xavier, a inauguração foi possível graças ao empenho dos familiares, amigos e moradores do bairro, que fizeram todo possível para viabilizar a programação.
- Me sinto extremamente orgulhosa de saber que meu filho teve amigos verdadeiros e que, assim como eu, querem manter viva sua memória. Os moradores do Morada do Parque, ajudaram e prestigiaram, os artistas de Montes Claros se dispuseram a se apresentar para tornar a noite ainda mais iluminada e todos foram realmente muito companheiros, comemora Marlene que diz que, graças às contribuições dos moradores do bairro, que montaram as barraquinhas, produziram as comidas e bebidas e, eles mesmos, organizaram a venda, foi possível custear as despesas da festa e ainda pagar metade do monumento que está sendo produzido pela artista plástica Cristina Oliveira, para ser colocado na praça.
ENVOLVIMENTO
Segundo o produtor Diego Kartz, que está envolvido nas atividades de comemoração do aniversário do bailarino desde o início, o resultado foi muito mais do que o esperado.
- Foi muito interessante o envolvimento da comunidade e a mistura de tribos, todos em prol de um mesmo objetivo - avalia.
PROMESSAS
Marlene conta que, durante as festividades de inauguração, algumas promessas feitas no passado foram reiteradas. Uma delas, feita pelo DCE – Unimontes, foi a criação de um setor de artes, o CUCA – centro de cultura e arte – que levará o nome de Igor Xavier e deverá ser inaugurado em breve. Uma outra, inédita, foi a garantia de apoio à Fundação Igor Xavier, feita pelo vice-prefeito Sued Botelho.
INICIATIVA
A praça Igor Xavier foi uma adoção de uma antiga praça do bairro Morada do Parque, cujo projeto é de autoria dos amigos e da classe cultural de Montes Claros, apresentado junto à Câmara pelo vereador Lipa Xavier. Juntos, amigos, vizinhos e familiares do bailarino se organizaram e viabilizaram sua inauguração.
PROJETOS
Marlene Xavier diz que a próxima meta é consolidar a Fundação Igor Xavier, percorrendo todos os trâmites burocráticos para que seja constituída legalmente e montada a sede, uma casa onde jovens e adolescentes serão recebidos e amparados, e que deverá oferecer diversas atividades, como oficinas e cursos para jovens artistas.
- Nosso maior sonho é proporcionar aos jovens um espaço onde possam se desenvolver, além da possibilidade de aprender uma profissão, criando uma oportunidade de trabalho, sempre através da arte. Essa será a missão da Fundação - conclui Marlene.