(foto: XU MEDEIROS)
Paula Machado
Repórter
O projeto rede teia, experimentações e investigação em artes cênicas apresentará cinco espetáculos com entrada franca em 18 sessões em Montes Claros.
Do dia 09 ao dia 28 de setembro, a rede teia promove em Montes Claros sua mostra de trabalhos nos palcos, espaços alternativos e ruas da cidade, onde participarão os grupos cia acômica, de Belo Horizonte, Farroupilha, de Ipatinga, Grupo Compassos, da Unimontes e companhia do sonho, também de Montes Claros.
Nesse período haverá também a estréia nacional do espetáculo, exercício nº 01 sobre catrumano, produzido pelo núcleo de investigação teatral e desenvolvido pela rede teia e pelo grupo teatral cia acômica.
O ator e coordenador do grupo cia acômica, Nelson Bambam, explica como serão os preparativos para o espetáculo.
- Foi feita toda uma pesquisa em cima do tema que estamos trabalhando no espetáculo. Ele visa o fortalecimento da cidade e da identidade cultural da mesma. A montagem foi um resultado de oito meses, a peça vai estrear em Montes Claros em uma temporada de 10 sessões, na casa do tambor – afirma.
INTERAÇÃO
Após cada apresentação, a rede promove debates sobre a temática do espetáculo. O projeto tem como parceiros a universidade estadual de Montes Claros e a secretaria municipal de Cultura. De acordo com Nelson Bambam, a rede teia é como se fosse uma escola, onde os artistas e grupos teatrais aprendem desde a teoria de construção de um espetáculo à prática em si.
- A idéia é que as pessoas se formem com a capacidade de entender como é o mecanismo da construção de um espetáculo – diz ele.
Segundo Bambam, o objetivo do núcleo é de dar suporte e de profissionalizar os artistas para que depois possam dar continuidade ao trabalho e desenvolvimento de espetáculos. Um pontapé para que possam se agrupar e ter mais grupos teatrais na cidade produzindo espetáculos. Ele ressalta que são responsáveis por suas dramaturgias.
AÇÕES
Desde 2004, o projeto teia desenvolve ações culturais de formação de público, de profissionais das artes cênicas e de gestores para as artes. O projeto, desde sua primeira edição, promove mostras de espetáculos, nas cidades de execução do projeto, a articulação com as universidades sempre foi feita visando ao fomento de redes de discussão sobre a produção cultural e reflexões sobre os temas abordados e a linguagem cênica utilizada.
- O projeto visa oportunizar a sociedade essa condição de capacitação.Dá oportunidade aos atores de crescerem em suas performances e na estruturação dos espetáculos. A universidade ao construir essa parceria sente-se muito honrada. Promove o a aperfeiçoamento e a técnica da linguagem das artes cênicas dentro da cidade. Mãos que se entrelaçam no sentido de que o teatro ganhe em sua realização e condição de existência. Quem sabe mais ajudando quem precisa saber mais – afirma Raquel de Paula, coordenadora de Extensão Cultural da Unimontes.
- Estamos aqui para trocar e receber. Não para impor uma maneira padrão de apresentação e ensino. Temos muitos talentos na cidade. O que falta é uma ligação com outros setores – diz Nelson.
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo: “Exercício nº 01 sobre Catrumano”
Cortejo ClownAí / Grupo Farroupilha (Ipatinga)
Dia 12/09- 21h00 na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, número 600.
Dia 13/09 – 10h00 no Mercado Municipal
Arena de Tolos / Cia Acômica (Belo Horizonte)
Dia 10/09 – 19h30 – Centro Cultural Hermes de Paula
Dia 11/09 – 19h30 – Centro Cultural Hermes de Paula
Passiflora Incarnata/‘Grupo Compassos’ (Montes Claros)
12/09- 19h30- Centro Cultural Hermes de Paula
13/09- 19h30- Centro Cultural Hermes de Paula
“Folianus Catopê” /‘Cia do Sonho’ (Montes Claros)
09/09 – 21:00 – No estacionamento da Unimontes
14/09 - 20:30- Na praça da Catedral
