Polícia militar e Rede Soebras firmam parceria

Jornal O Norte
Publicado em 12/03/2007 às 08:59.Atualizado em 15/11/2021 às 07:59.

A Rede Soebras firma parceria com a 5ª Região de Polícia Militar. O convênio vai viabilizar aos acadêmicos dos 26 cursos de graduação a vivência na prática dos conteúdos aprendidos em sala de aula. O convênio começa a vigorar este mês



Jerúsia Arruda e Manoel Freitas


Repórteres



Na manhã da última sexta-feira, 9  de março, o presidente de honra da rede Soebras, deputado estadual Ruy Adriano Borges Muniz e o presidente, professor João Luiz de Almeida Filho, a diretora geral da Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, Tânia Raquel de Queiroz Muniz e coordenadores dos cursos de graduação da rede foram recebidos pelo comandante da 3ª Região de Polícia Militar, coronel Héli José Gonçalves e pelo gerente regional de saúde da 3ª Região de Polícia Militar, major Geraldo Alcântara. Na oportunidade, foi assinado convênio que vai beneficiar os mais de três mil acadêmicos matriculados nos 26 cursos de graduação oferecidos pela rede Soebras, bem como promover um intercâmbio entre a comunidade militar e a instituição.



null


Diretoria da Soebras e 3ª Região de polícia militar:


convênio beneficiará cerca de 6 mil pessoas
(fotos: Manoel Freitas)



Através dessa parceria, os acadêmicos vão poder participar de atividades práticas nas mais diversas áreas do conhecimento junto à comunidade militar, formada por policiais na ativa, reservas, pensionistas e dependentes, que corresponde a cerca de seis mil usuários, distribuídos nos  128 municípios de sua área de abrangência. Proporcionará descontos nas mensalidades dos cursos da rede, e, também, reforço nos Núcleo de Atenção à Saúde, que presta serviços médicos e odontológicos. Mais ainda, no setor de comunicação, vai abrir espaço para estagiários em várias áreas.



REFERÊNCIA PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES



Durante a solenidade, em seu discurso, o presidente de honra da rede Soebras, Ruy Muniz, salientou a importância do convênio.



- Quero dizer que é para mim uma alegria muito grande assinar este convênio que não vai ficar só no papel. Um dos diferenciais da Funorte é realmente fazer as coisas acontecerem. Quando se assina um convênio de intercâmbio internacional, a maioria assim o faz para fazer marketing. Nós não: fazemos os convênios e realmente levamos as pessoas para a Europa. Hoje, estamos com 205 professores, profissionais do Norte de Minas, não só da Funorte/Soebras, mas de outras instituições da cidade e até do Pará e do Rio de Janeiro, fazendo mestrado e doutorado no exterior. Acreditamos que isso era possível, verificamos as necessidades, as possibilidades e as coisas se viabilizaram. Portanto, tenho certeza de que este convênio entre a Polícia Militar e Soebras/Funorte será uma realidade. Até porque, nós já temos um grande contingente de alunos da família militar, que, de imediato, serão contemplados com redução no valor de suas mensalidades.



Ruy Muniz salientou a importância do querer para fazer as coisas acontecerem.



- Costumo falar que se estou na política, tenho que pensar grande. Penso grande mesmo. Fui vereador, sou hoje deputado estadual e por que não posso amanhã ser um governador, um presidente da República? Não estou dizendo que serei, mas penso sempre grande. Tenho certeza de que quando o coronel Heli entrou na Polícia Militar, ele não entrou para ser mais um policial, mas para chegar ao comando. E tenho certeza de que, pelo seu currículo, pela sua determinação, pode sonhar – e sim – no sentido de chegar um dia a ser o comandante-geral da PM em Minas Gerais. Por que não? Isso porque você pode ser a cada dia um ser humano melhor. Se cada um de nós melhorarmos, nossas famílias vão melhorar, a comunidade vai melhorar e o mundo vai melhorar – argumentou.



Ruy Muniz disse, ainda, que o convênio será referência para outras instituições, porque ninguém está buscando exclusividade, mas trabalho, e ele é grande e há espaço para todos.



AÇÃO VISIONÁRIA



O coronel Héli José Gonçalves destacou a figura do major Alcântara e seu respeito por toda a equipe da 3ª região, nesses 128 municípios que também atua na saúde.



- Não poderia deixar de destacar a figura do major Alcântara, uma pessoa de muito destaque no âmbito de todo o estado de Minas Gerais. Nós já temos aqui em Montes Claros, fruto de sua maestria, um sistema que já é uma referência para todas as demais regiões e unidades da Polícia Militar. O que estamos fazendo aqui hoje, a assinatura deste convênio, eu enquadro como uma ação visionária. E essa parceria com a Funorte é ideal para nós, porque vai exatamente buscar ações eminentemente preventivas de promoção à saúde, que abrange todas as outras áreas que têm coordenadores aqui participando – disse.



O comandante ressaltou o valor do convênio, inclusive pelo fato de inserir os alunos do Colégio Tiradentes no processo.



- Confesso que quando exercia o comando do 10° Batalhão e tomei conhecimento desse processo, das idéias e dos propósitos da PM, na pessoa do Major Alcântara e de sua equipe, me enobreceu e envaideceu enormemente. Ele inclusive me pediu um território, disse que tinha uma praça de esportes, uma clínica de fisioterapia e queria, aos poucos, tomar conta desse espaço, envolvendo todo ele num processo de promoção de saúde. Então, esse convênio é bom para todo mundo, de forma que cumprimento e agradeço enormemente à Funorte pela sua disposição de juntar-se a nós – conclui o coronel Heli, dizendo que esse é o caminho, porque uma das habilidades mais importantes dos líderes atuais é justamente a de relacionamento.



EDUCAÇÃO PARA TODOS



A diretora da Funorte, Raquel Muniz salientou que a Funorte já tem uma história com a Polícia Militar, através de curso, cuja avaliação final atestou sua qualidade. E também saudou ao major Alcântara pelo seu trabalho junto à corporação.



- Sabemos do amor que o major Alcântara tem por essa corporação. Ele ingressou com outro colega, que saiu e ele permaneceu. Hoje, está aqui neste posto importante e quero que ele cresça mais ainda. Apesar de ser novo, está aqui há muito tempo e, portanto, acompanhou também o envelhecer de algumas pessoas da corporação. E como ele é também um estudioso, procurou um curso de pós-graduação da nossa instituição na área de envelhecimento e é pós-graduado em Geriatria. Com certeza está contribuindo, e muito, com a corporação porque qualificou, igualmente, na área de cardiologia. Na verdade, é um grande cardiologista da região – lembrou.



null



Raquel destacou, ainda, a filosofia da Soebras em acolher quem vem da escola pública, oferecendo bolsas de estudo, programas de acolhimento ao aluno que em sua maioria é esforçado, trabalha o dia inteiro e depois vai para a escola para realmente estudar.



- Esse aluno precisa se preparar para melhorar a qualidade de vida sua e de sua família. E o professor percebe isso. Outro dia o professor Dr. Benedito, do curso de Educação Física, me falou da emoção de trabalhar em nossa instituição, com nossos alunos, cujo perfil é de um aluno que deveria estar na instituição pública, mas assim não o fez por que não teve as melhores condições. Porque, como vocês sabem, estão hoje nas universidades estaduais e federais aquelas pessoas que efetivamente têm melhores condições financeiras. Tanto é verdade que o professor Benedito foi homenageado pela turma.



Sobre o convênio, Raquel enfatizou que este é parte de uma longa caminhada.



- Com a assinatura desse convênio de cooperação, poderemos fazer uma coisa maior ainda pela nossa região. Costumamos falar que o professor Ruy sonha com as coisas para a região, para a nossa cidade, e nossa equipe está lá para plantar, para fazer esses sonhos acontecerem. Quando cheguei aqui hoje, a primeira fala do major Alcântara foi que agora nós precisamos começar a trabalhar. Sei que o coronel Heli também pensa dessa forma, e toda vez que encontro um militar sempre tenho a impressão que a Polícia Militar tem que prevenir também. Na Medicina, curar, tratar fica muito caro e não é efetivo. Mas quando prevenimos, é muito mais fácil e eficaz - concluiu.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por