Samuel Fagundes
Repórter
A poetiza Vera Veríssimo lança neste domingo, dia 05 de outubro, seu primeiro CD e DVD de poesias que leva o nome O encontro de amigos, que vai reunir diversos poemas sobre a natureza, a família dentre outros temas abordados.
Vera Veríssimo é professora aposentada e conta que seu interesse pela poesia surgiu em 1986, quando escreveu o seu primeiro poema chamado Pássaros sonoros. A partir disso começou a gostar cada vez mais da poesia. Mas, foi a partir da década de 1990 que ela engrenou na poesia de vez e desde então participa do Psiu Poético, evento onde lançou no ano passado o seu primeiro livro Cachoeira de emoções.
INSPIRAÇÃO
Ela explica que a poesia surge na sua cabeça sempre que está ao lado daquilo que é mais sagrado para ela: a natureza. Vera conta que sempre que vai para a fazenda do seu pai, onde, segundo ela, a natureza viva está presente em todos os lugares, senta em uma pedra e vai visualizando tudo e a partir disso transforma tudo em poesia.
- Eu sou apaixonada pela natureza, sempre vivi no interior, então eu gosto dos pássaros, das águas e de toda essa obra maravilhosa que Deus criou e que hoje está sendo destruída. Eu faço minhas poesias inspiradas nessa maravilha que é a natureza e também na minha família que é uma família muito unida. – revela a poetiza.
POESIA
Segundo ela, apesar de ter nascido em Montes Claros, viveu boa parte de sua vida no interior, mas que isso não diminuiu o amor que tem pela cidade. Fez até uma poesia com o titulo Montes Claros cidade imaginária que fala sobre as tradições e a história montes-clarense.
CD E DVD
Vera explica que optou por fazer um CD e DVD devido ao custo de produção e também porque, segundo ela, as pessoas hoje em dia preferem ouvir a ler.
- Eu fiz o livro, mas achei que o custo é muito alto, o CD saiu mais em conta. As pessoas hoje em dia não gostam muito de ler, preferem ouvir porque é mais fácil e foi devido a isso que preferi fazer um CD e um DVD - explica Vera Veríssimo.
VALORIZAÇÃO
Vera Veríssimo que era professora na zona rural parou de trabalhar em 1984 por problemas de visão, e conta que na época sempre incentivou seus alunos a apreciarem e desenvolverem esse tipo de arte na hora cívica, que era realizada todos os finais de semana, com apresentações de poesias e peças teatrais. Ela diz que aqui na cidade as pessoas não dão o devido valor a essa arte que, para ela, precisa ser incentivada sempre.
- Aqui em Montes Claros, as pessoas não dão muito valor a esse tipo de cultura, eu já prestei atenção que muitos não participam desse tipo de evento. E as próprias escolas também não dão o incentivo necessário. A cultura é arte, é vida e ninguém vive sem cultura. Poder público, escolas tanto rurais como urbanas têm que incentivar a cultura que é muito importante para a cidade - desabafa a poetiza.
SERVIÇO
O lançamento do CD de poesias O encontro dos amigos será realizado no dia 05 de outubro no auditório Cândido Canela no Centro Cultural Hermes de Paula, dentro da programação do Psiu Poético que acontece de 04 a 12 de outubro.
MONTES CLAROS CIDADE IMAGINÁRIA
Há muitos anos no passado
um bandeirante aqui chegou
fundou essa cidade
de montes encantadores
Era uma menina
com sua brincadeira de roda
de pozinho queimado
Arraial das formigas
isso era no passado
Montes Claros dos tropeiros
do antigo mercado
e também do velho carro de boi
só ficou a saudade
esse tempo já se foi
Em 1857 você começou a crescer
e foi municipalizada com este nome tão lindo
Cidade de Montes Claros
Montes Claros dos três poderes
executivo, legislativo e judiciário.
na sua publicidade rádios, TV’s e jornais
publicam seu nome Montes Claros
em destaque nacional
na cultura festas dos Catopês,
Marujadas, Caboclinhos,
Psiu Poético, Folia de Reis, Carnamontes,
Cante com a gente e a feira de artesanato.
Montes Claros é uma cidade hospitaleira
orgulho de ser sua filha nessa terra mineira.
é encantador como um colar de cristal
chegar bem pertinho e ver a beleza da catedral
No alto das montanhas,
no bairro Morrinhos
tem o patrimônio histórico
a Igreja do Senhor de Bonfim
com cento e vinte e dois anos de idade
é um belo cartão da nossa querida cidade.
