Poemas que emocionam a alma na obra de André Senna

Jornal O Norte
Publicado em 16/10/2008 às 10:47.Atualizado em 15/11/2021 às 07:47.

Paula Machado


Repórter



O acadêmico do curso de Ciências Sociais da Unimontes, André Senna, na próxima semana, dia 21 de outubro, terça-feira, lança seu livro Poemas Românticos, a poética dos sândalos, em um coquetel no portal de eventos, às 19 horas. O livro foi adotado pela editora Unimontes através do reitor Paulo César Almeida que, após ter contato com a obra se dispôs a editá-lo.



(foto: XU MEDEIROS)





O acadêmico André Senna sente-se muito feliz com sua obra


e espera uma aceitabilidade da sociedade



- O reitor é uma das pessoas que me deu mais apoio para a publicação da minha obra, agradeço muito à ele e espero que as pessoas possam também gostar do meu trabalho e me prestigiar no lançamento do meu livro. Que possam também adquirir e aproveitem para ler - afirma André Senna.



INICIAÇÃO



André, que além de acadêmico, é formado em Administração de Empresas, revela que a escrita, a leitura e a cultura sempre fizeram parte de sua vida. Desde pequeno, os poemas e as composições na escola o acompanhavam. Em seu livro ele trata de temas românticos, como o amor, os sonhos entre diversos outros sentimentos.



Segundo o escritor, tudo aconteceu ao longo de mais ou menos três anos, e a motivação de escrever o livro veio de um desejo que simplesmente nasceu à vontade de expressar seus sentimentos e idéias.



- Bem na realidade não sou um escritor profissional se é que existe esta categoria. Essa iniciativa de lançar meu livro partiu de dentro de meu coração sem nenhuma pretensão acadêmica, escrevo sobre os assuntos que vierem na minha cabeça, assuntos que brotam da alma – afirma ele.


 


ANÁLISE



André diz que a Poética dos Sândalos foi uma forma que Deus utilizou para transmitir amor, paz serenidade e alegria para as pessoas através de seu trabalho. Afirma que se houver novamente uma oportunidade, uma nova inspiração ele fará, só não sabe ainda como ou qual será o estilo a ser utilizado.



Segundo ele não há como se considerar um poeta, tem que ter sangue poético correndo nas veias e no coração para realizar trabalhos como o seu.



- Um poeta não se forma, não surge. O poeta já é, e não existe nada que pode mensurar ou definir-se. Eu ou até mesmo outra pessoa somos poetas. Acho que isso depende das circunstâncias, da situação, no momento estou poeta – explica André.



CONQUISTA



De acordo com André, com um mundo cada vez mais globalizado, com mais novidades tecnológicas surgindo a cada dia e prendendo a atenção dos jovens, a leitura tem perdido aos poucos seu lugar de prestígio. Hoje é mais comum encontrar um jovem em casa usando o computador, navegando na internet, ouvindo músicas em seus ipods, ao invés de achar um adolescente em seu quarto ou na varanda de sua casa lendo um bom livro.



Segundo ele, a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.



- Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo – afirma.



Ressalta que seria de grande importância aos jovens se interessarem mais pela leitura, principalmente pelas obras literárias dos grandes autores brasileiros. Se interessarem mais pelo gênero poético que é o que ele atualmente esteve trabalhando.



- Não é certo forçar ninguém a nada, mas um bom começo seria ler sobre temas relevantes e importantes na vida de qualquer indivíduo, como o amor, os sonhos, o bem gratuito e sem limites, sobre todas as questões que estão presentes na vida de uma pessoa, e esses grandes escritores retratam isso em suas obras. Foi também o que quis retratar de forma natural – conta.



Ele diz que não tem uma recomendação de livros aos jovens, porque somente eles sabem escolher bem o tipo de leitura que mais apreciam, mas deixa uma dica.



- Leiam o que lhes tragam a felicidade. Esta é a melhor maneira de melhorar a sua vida e a dos que estão sempre ao seu lado – fala.



Quando perguntado sobre seus ídolos no mundo literário não teve dúvidas ao dizer.



- Tenho muita afinidade pelas obras dos escritores Mário Quintana e Vinícius de Morais. São excelentes poetas, escreviam com a alma, suas obras já antigas ainda emocionam muita gente – revela.



Para André somente com amor pode se transformar o mundo.



- Sempre onde existir amor, felicidade e fé em Deus a obra se fará. Nunca desanimem diante de qualquer problema que venha surgir em sua vida. Saiba que algo bom está sendo reservado para você com toda certeza. Acredite! – finaliza André.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por