Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Pesquisa científica em plena produção no Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 21/11/2007 às 17:41.Atualizado em 15/11/2021 às 08:23.

Vinte e três projetos de pesquisas elaborados por professores da Unimontes universidade estadual de Montes Claros foram aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, no âmbito do Edital de Demanda Universal/2007, cujo objetivo é incentivar a produção científica em todas as áreas do conhecimento, além de ampliar a estrutura física para o trabalho dos pesquisadores mineiros.



Ao todo, foram analisadas pela Fapemig 1.497 propostas, apresentadas por diversas instituições (número recorde), sendo aprovadas 842, representando recursos totais da ordem de R$ 22 milhões.



Da Unimontes, foram contemplados projetos de professores dos departamentos de Biologia Geral (4), Ciências Agrárias (5), Comunicação e Letras (4), Direito (1), Educação (1), História (2), Odontologia (1) e Política e Ciências Sociais (5), somando investimentos da ordem de R$ 306.057,00.



- A aprovação dos projetos é uma demonstração da competência dos nossos professores e, além disso, ratifica o apoio que tem sido dispensado pela Fapemig para o incremento da investigação científica em nossa Universidade - salienta o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Ele afirmou, ainda, que a reitoria continuará empenhada no sentido de assegurar a estrutura necessária para a ampliação da pesquisa e para a consolidação dos programas de pós-graduação Stricto sensu.



- Para o que não nos tem faltado o valioso apoio do Governo de Minas, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fapemig – completa.



Na avaliação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Sílvia Nietsche, os resultados alcançados pela Unimontes no âmbito do Edital de Demanda Universal não foram apenas significativos quanto ao número de projetos aprovados, mas especialmente em termos qualitativos. Ela destaca, ainda, o bom desempenho dos professores das áreas de Ciências Sociais e Ciências Humanas.



- Os números de projetos aprovados indicam significativo crescimento das ações de pesquisa da Universidade e confirmam o acerto da reitoria em priorizar investimentos em estrutura de pesquisa nessas áreas – observa.



PESQUISADORES



Os professores/pesquisadores da Unimontes que tiveram suas propostas aprovadas pela Fapemig, através do Edital de Demanda Universal/2007, são os seguintes: Departamento de Biologia Geral: Anderson Medeiros dos Santos; Mário Marcos do Espírito Santo; Maurício Lopes de Faria e Vera Lúcia Alves; Departamento de Ciências Agrárias: Edson Hiydu Mizobutsi; Maria Aparecida Vilela de Resende Faria; Maria Dulcinéia da Costa; Regina Cássia Ferreira Ribeiro e Teresinha Augusta Giustoni; Departamento de Comunicação e Letras: Dorival Souza Barreto Júnior; Arlete Ribeiro Nepomuceno; Aurora Cardoso de Quadros e Osmar Pereira Oliva; Departamento de Direito: Cynara Silde Mesquita Veloso; Departamento de Educação: Sarah Jane Alves Durães; Departamento de História: César Henrique de Queiroz Porto e Regina Célia Lima Caleiro; Departamento de Odontologia: Walison Arthuso Vasconcellos; Departamento de Política e Ciências Sociais: Edina Souza Ramos; Herbert Toledo Martins; Maria Ângela Figueiredo Braga; Rômulo Soares Barbosa e Clóvis Roberto Zimmermann.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por