Jerúsia Arruda
Repórter
Na próxima segunda-feira, 11, começa o período letivo 2008 na rede pública de ensino. Apesar de o prazo para as matrículas ter se encerrado no dia 14 de dezembro passado, segundo o supervisor regional da superintendência regional de Montes Claros, Sérgio Ricardo Lelis de Oliveira, ainda é muito grande a procura por vagas nas escolas.
- Em Montes Claros, boa parte da comunidade não cultiva o hábito de fazer o cadastro escolar e, posteriormente, a matrícula no tempo hábil, por isso a procura por vagas às vésperas do início das aulas tem sido muito grande. Muitas pessoas, inclusive, ainda não definiram onde querem estudar – ressalta o supervisor.
Nesse período de matrícula, pode-se perceber que a procura pelas vagas tem sido mais homogênea e que escolas mais centrais, que antes eram mais procuradas, hoje até tem vagas em aberto.
Sérgio salienta que essa distribuição tem explicação em dois fatores. Primeiro, por ter sido feito o cadastro escolar, que remaneja as vagas considerando o endereço de residência do estudante. Segundo, por que as escolas estão se estruturando para oferecer a mesma qualidade de ensino, em relação umas às outras.
- Por diversos fatores, como segurança e economia com transporte, por exemplo, as pessoas estão preferindo ficar em seus bairros, estudar próximo às suas casas. Isso tem contribuído para que todas as escolas tenham suas vagas preenchidas – completa.
Sérgio explica que a matrícula escolar em Montes Claros é realizada pela Comissão Municipal de Cadastro, formada pela superintendência regional de Ensino de Montes Claros, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e representantes de pais de alunos.
- Os estudantes que não fizeram o cadastro escolar podem requerer sua matrícula no antigo prédio do conservatório estadual de Música Lorenzo Fernandes (rua Dr. Veloso, 432 – centro). À medida que houver procura, a Comissão de Cadastro vai solicitar a vaga e encaminhar o aluno para a escola mais próxima de sua residência e que ainda tiver vaga. Pode ser que não haja mais vaga na escola próxima à residência do estudante, mas, com certeza, há vaga na rede pública de ensino para todos que querem se matricular – completa.
O supervisor ressalta que a criança tem direito por lei à vaga e, por isso, o Estado não limita o prazo para matrícula, mas ressalta que quanto antes a criança for matriculada, melhor será seu aproveitamento.
Nos outros 29 municípios da jurisdição da SRE-MOC, a organização das matrículas é feita pelas Comissões Municipais de Cadastro Escolar, que encaminham os alunos à escola mais próxima de sua residência, conforme disponibilidade de vagas. As matrículas são gratuitas.
