Semana do Livro e da Biblioteca promove uma série de oficinas e palestras sobre as novas tecnologias para bibliotecas e amplia o debate sobre atendimento aos portadores de necessidades especiais e o que pode ser feito para facilitar sua inclusão digital
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Ao longo da história da humanidade, a leitura sempre representou um portal para o conhecimento e, consequentemente, para a liberdade e, em cada época e a seu modo, teve seu papel na formação cultural de um povo.
Nos dias atuais, a leitura tem sido um gargalo no processo educacional e torná-la um hábito, o maior desafio da escola.
Para isso tem-se criado programas, instrumentos, campanhas e movimentos que fomentem o interesse pela leitura, bem como subsídios que facilitem a todos o acesso aos livros.
Com o advento da Internet e o livre acesso a milhares de livros, muitos futuristas se prepararam para tocar a marcha fúnebre para as bibliotecas públicas, mas estas, ao contrário do que se previa, resistiram e têm se adequado às novas demandas, se modernizando, utilizando as novas tecnologias para facilitar o acesso aos seus materiais e serviços, inclusive à Internet, indo muito além das paredes de seus prédios, e são cada vez mais freqüentadas por pessoas de todas as idades.
As novas tecnologias facilitam o trabalho de pesquisa
dos estudantes nas bibliotecas
Renovando o compromisso em oferecer bons serviços à comunidade acadêmica e com o objetivo de promover a democratização do saber, o exercício dos direitos humanos e a integração do portador de necessidades especiais à biblioteca, a Unimontes – universidade estadual de Montes Claros promove, no período de 22 a 27 de outubro, a 5ª Semana do Livro e da Biblioteca.
Realizada pela diretoria de Biblioteca Universitária, a programação da Semana, que tem como tema As novas tecnologias na biblioteca facilitam a inclusão digital, inclui oficinas e palestras voltadas para acadêmicos, professores e servidores técnico-administrativos, ampliando o debate sobre atendimento aos portadores de necessidades especiais e o que pode ser feito pela sua inclusão digital e pela conquista de seus direitos.
A programação da Semana acontece na biblioteca Central Professor Antônio Jorge, e durante o período de atividades, uma exposição, montada no hall da biblioteca, conta a história da evolução da tecnologia na biblioteca. Na mostra, serão expostos materiais e equipamentos utilizados para consultas desde que a biblioteca foi criada, como máquinas de escrever, computadores e monitores de vídeo, livros em braile, CD’s e fitas de vídeo. A exposição é uma parceria com a Facit - Faculdade de Ciência e Tecnologia, vinculada à Femc - Fundação Educacional Montes Claros.
A diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, bibliotecária Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia, diz que a biblioteca tem dado uma valiosa contribuição na difusão do conhecimento.
- A biblioteca universitária representa um agente mediador entre o conhecimento gerado e o usuário na utilização e reciclagem das informações informação, sendo necessária a reflexão sobre sua missão – ressalta.
Roseli Aparecida também destaca a importância da iniciativa em promover a integração do portador de necessidades especiais à biblioteca.
- A proposta corresponde à democratização do saber e ao exercício dos direitos humanos na vivência das oportunidades oferecidas que podem facilitar a conquista da cidadania – completa.
A abertura da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca acontece no dia 22 de outubro, às 15h, com participação do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Até o dia 27, serão promovidas oficinas com os temas: Primeiros socorros, técnicas e ferramentas computacionais; Como salvar documentos e diversas mídias; Fontes de pesquisa bibliográfica na área de saúde; Montagem e manutenção preventiva de hardwares de computadores; Como solicitar à biblioteca materiais bibliográficos e especiais por meio digital e Pesquisa em base de dados na área de Ciências Humanas.
As palestras abordam os temas: A pessoa com necessidade especial e a inclusão; Eliminação das barreiras arquitetônicas para facilitar a acessibilidade e a instrução do portador de necessidades especiais junto à biblioteca; Ciência da Informação: enfoque nas bibliotecas; Segurança de Informação;
Interessados em participar da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca podem se informar pelos telefones (38) 3229 8210 e 3229 8212. (com informações da Ascom)