Núbia Primo
Repórter
O superintendente da Rede Promove de Minas Gerais, Magnos Saramago esteve em Montes Claros na última semana, em visita ao Promove Júnior, com objetivo de esclarecer aos pais e alunos do colégio sobre a parceria recentemente firmada entre a rede Promove e a Soebras – Associação Educativa do Brasil.
A diretora geral do Promove Júnior, Maria Teresa Sá Guimarães
Alves e o superintendente da rede Promove, Magnos Saramago
Magnos explicou que, apesar da Soebras ser uma empresa cuja fundação e maiores empreendimentos sejam em Montes Claros, a parceria não está vinculada ao Promove desta cidade, uma vez que aqui já existe uma escola filiada há 16 anos.
Segundo a proprietária e diretora geral do Promove Júnior, Maria Teresa Sá Guimarães Alves, em 2007 a escola estará com muitas novidades, dentre elas, o acompanhamento de tarefas e atividades extra-classe.
- Percebemos que muitos pais não têm tempo para acompanhar seus filhos nas lições de casa e, muitas vezes, as babás assumem a tarefa, mesmo sem a qualificação necessária - ressalta Maria Teresa.
PARCERIA
As escolas filiadas à rede Promove, em todo o estado, têm em cada instituição, um proprietário e um CNPJ próprio, e a organização entra como provedor pedagógico.
Saramago explicou, ainda, que apenas as unidades de Belo Horizonte e Sete Lagoas, eram administradas pela própria rede. Essas escolas foram consideradas modelo em estrutura física, corpo docente e material pedagógico. Porém, em meados da década de 90, começou a enfrentar uma séria crise financeira.
- Houve uma grande interiorização do ensino, muitos pais que encaminhavam seus filhos para a capital começaram a mantê-los na própria cidade e outros, por falta de condições de custear os estudos de seus filhos, transferiram-nos para escolas de ensino público.
Assim, a direção executiva da rede Promove decidiu descentralizar a administração e firmar parcerias com o objetivo de transferir a gestão dessas unidades e focar suas ações na qualidade de ensino do material didático-pedagógico Promove.
A unidade de Sete Lagoas foi adquirida por um grupo de empresários da própria cidade e, nas unidades BH, os próprios professores assumiram a unidade Pré-vestibular e a rede Soebras assumiu as unidades Mangabeiras, Supletivo, Núcleo e cinqüenta por cento da unidade Pampulha. A unidade Buritis não entrou na parceria com a rede Soebras porque, desde sua fundação, é uma franqueada Promove e não enfrentou problemas financeiros.
Saramago acredita que a parceria com a Soebras será benéfica, pois a rede Promove vai se preocupar exclusivamente com a melhoria pedagógica e com novas atividades para dinamizar a educação em Minas Gerais.
- Como a rede Soebras possui ampla experiência administrativa - somente em BH é gestora de instituições representativas como as tradicionais Faculdades Kennedy e o Centro de Referência em Oftalmológica Fundação Hilton Rocha -, certamente dará o impulso necessário para recolocar as unidades citadas na trilha do desenvolvimento - Conclui Saramago.