Educação

Parceria de profissionalização beneficia jovens

Por meio do programa ‘Trilhas de Futuro’, Indyu muda a realidade da juventude de MOC

Larissa Durães
Publicado em 28/03/2023 às 23:03.
Há três décadas instituição educacional oferece qualidade nos cursos (DIVULGAÇÃO)

Há três décadas instituição educacional oferece qualidade nos cursos (DIVULGAÇÃO)

Na avaliação de organizações da sociedade civil que trabalham com jovens, a falta de cursos de qualificação profissional é um obstáculo para a inserção no mercado de trabalho da juventude. A pesquisa Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, responsável por ouvir 34 entidades que atuam na inclusão produtiva de jovens, revelou que 67,6% destas organizações acreditam na falta oportunidades de qualificação e 58,8% que os cursos disponíveis não estão sintonizados com as vagas de trabalho existentes. Em Montes Claros, a instituição de ensino Indyu através dos seus cursos técnicos, em parceria com o Estado, muda a realidade da juventude local.

Gabriela Pereira de Aquino, estudante do curso técnico em prótese dentária na instituição, comenta que durante muito tempo esteve fora do mercado de trabalho por não ter condições de pagar uma boa qualificação. “Por muito tempo não consegui entrar em um curso técnico por serem pagos. Não tinha condição. Antes desse novo programa do Governo, Trilhas de Futuro, eu trabalhei como doméstica, como cuidadora e outros. Agora, com esse programa que me permite fazer um curso técnico de graça, com o valor do ônibus na mão e um lanche para me alimentar, posso realizar um sonho”, diz a estudante. 

PROFISSIONALIZAÇÃO MASCULINA
Gabriela comenta que falta opções de cursos para os homens; opinião corroborada pelo presidente do Sindicato do Comércio de Montes Claros (Sindcomércio), Glenn Andrade. “São poucos. Mas conseguimos trazer para o SENAC, o curso técnico de contabilidade, exatamente para ajudar as empresas e o comércio a ter alguém interno fazendo a contabilidade”. 

“Nós, empresários, estamos passando por uma extrema dificuldade de contratar profissionais devido a escassa mão de obra qualificada em Montes Claros. O comércio, o setor de serviço, o setor de indústria e o setor de transporte, estão todos passando dificuldades na contratação de profissionais, seja na área técnico administrativo, técnico em contabilidade, assistente técnico, fiscal das empresas, vendedores qualificados. O comércio e o setor industrial, em geral, estão absorvendo muita mão de obra sem preparo, sem qualificação e isso tem atrasado as empresas. Tem atrasado o desenvolvimento”, analisa Andrade. 

QUALIDADE
Há 30 anos no mercado, o colégio Indyu é pioneiro na oferta de cursos técnicos em enfermagem, técnico em prótese dentária e técnico em saúde bucal. Em parceria com Minas Gerais, oferece os três gratuitamente. “Com a oferta dos cursos, os alunos têm a oportunidade de ingressar ao mercado de trabalho, com a qualificação profissional adequando as vagas ofertadas na cidade e região”, explica a diretora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por