Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Palestra sobre Bioética marca aula inaugural do curso de Medicina da Soebras

Jornal O Norte
Publicado em 14/08/2007 às 17:42.Atualizado em 15/11/2021 às 08:12.

Cerca de 58 acadêmicos do 1º período,


além do corpo docente,


do curso de Medicina da Soebras,


assistiram à palestra pelo professor


José Geraldo de Freitas Drumond



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



nullCom uma palestra instigante que terminou com exposição de livros e sessão de autógrafos, o ex-reitor da Unimontes e provedor da Fundação hospitalar de Montes Claros, mantenedora do hospital Aroldo Tourinho, o médico e professor José Geraldo de Freitas Drumond falou sobre Bioética e a prática da médica no século XX / XXI, em aula inaugural do curso de Medicina da Soebras, na manhã desta terça-feira, 14, no campus Funorte JK.



O professor José Geraldo de Freitas Drumond falou sobre Bioética a prática da médica no século XX / XXI


(foto: Alexsandro de Castro)



Em sua preleção, o professor titular de Medicina Legal, Bioética e Ética Médica da Unimontes discorreu sobre a evolução do conhecimento e o desenvolvimento biológico da espécie humana, enfatizando a presença e a importância da tecnologia nesse processo evolutivo, desde a construção do conceito Medicina e origem de seu símbolo – uma serpente em volta de um cajado – na Grécia antiga, passando por todo o processo de renovação que sofreu ao longo da história, até chegar a projetos revolucionários como Apolo, Manhatan e Genoma Humano, desenvolvidos pelos norte-americanos no final do século passado, com uma breve parada na poesia de Vinícius de Morais – Rosa de Hiroshima – e na música de Lulu Santos – Como uma onda no mar.



O professor disse que não dá para estudar Medicina sem conhecer a biotecnologia e sem considerar a evolução da ética, que requer uma consciência ecológica, respeito às diferenças e promoção da justiça.



Com citação do escritor frankfurtiano Humberto Ecco, Geraldo Drumond fala da angústia do século XX e da utopia de curá-la, abordando a necessidade do respeito aos limites além dos quais o avanço científico pode se voltar contra a dignidade do homem.



- O progresso é bom, mas é preciso prudência, ética e considerar as novas demandas da Medicina, que incluem um paciente informado, fruto da sociedade da informação que impõe uma necessidade de aprendizagem e atualização permanente.



- Também é preciso considerar a Bioética, uma nova ética da ciência que combina humildade com tecnologia para promoção do bem-estar; os equipamentos de diagnóstico, as novas técnicas em estética e sexologia, a reprodução assistida, a terapia genética, a transplantologia e os novos equipamentos e medicamentos – recomenda o professor em sua preleção, salientado a necessidade de atenção extra para tendência humana de esperar que a Medicina satisfaça as utopias da eternidade, da beleza e do prazer.



Drumond disse, ainda, que quem quer exercer a medicina precisa ser um filósofo, um exemplo de humildade e sabedoria, e encerrou a palestra com uma frase de Pedro Nava, que diz que a medicina, antes de mais nada, é conhecimento humano.



DIFERENCIAL



De acordo com o diretor de relações internacionais da Soebras, professor Jaime Tolentino, o contato com um profissional como José Geraldo Drumond, logo no início do curso, contribui enormemente para que o acadêmico possa desenvolver desde cedo a consciência ética, assimilando na prática e de forma natural a importância desta área que representa um dos maiores desafios da profissão. O professor ressalta que a Soebras vem se empenhando para oferecer um curso de Medicina bem estruturado, não só em equipamentos, mas, principalmente, no corpo docente, de forma que os alunos que estudam na instituição possam vivenciar experiências e conhecimento com profissionais que representem um diferencial na sua formação.



- A presença do professor José Geraldo de Freitas Drumond, que é uma autoridade em Bioética, Ética médica e Medica Legal, proporciona aos acadêmicos uma oportunidade de ver as implicações que estas áreas representam dissecadas com experiência e conhecimento, o que enriquece o aprendizado e fortalece o curso – argumenta.



Participaram da palestra, acadêmicos do 1º período de Medicina, além do corpo docente do curso. 



Na exposição, um dos destaques foi o livro O Ethos médico: a velha e a nova moral médica, de autoria do palestrante, lançado em 2005 pela editora Unimontes.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por