Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Durante a Semana Santa que começa no domingo de Ramos, em todo mundo, a comunidade católica realiza ritos para rememorar os últimos dias de Jesus Cristo na terra.
Em muitas localidades do Brasil, fiéis realizam procissões e encenações dramáticas, em geral nas ruas e praças públicas, representando a Via-Sacra ou Via-Crúcis. Trata-se de uma série de 14 cenas que mostram as diversas etapas do percurso realizado por Jesus carregando a cruz, desde o seu julgamento por Pôncio Pilatos até subir a colina do Gólgota - palavra hebraica que significa calvário ou lugar da caveira - onde se deu sua crucificação, agonia e morte.
Na Idade Média, essas representações dramáticas eram realizadas nos mosteiros e ao ar livre, como forma de ensinar a história de Cristo às pessoas que não sabiam ler.
No Brasil, a mais famosa representação da Paixão de Cristo realiza-se em Pernambuco, na cidade de Nova Jerusalém, atraindo milhares de pessoas de todo o país.
Em Montes Claros, as igrejas católicas também realizam os ritos da Paixão de Cristo, com celebrações ecumênicas oficiais, dramatizações com participação da comunidade e concertos musicais. As igrejas evangélicas fazem retiros ou aproveitam o feriado para reunir os fiéis em reuniões de louvor e evangelização.
CONCERTO DA PAIXÃO DE CRISTO
Na noite de ontem, quarta-feira, a comunidade católica se reuniu na igreja da Matriz de Nossa Senhora e São José, para assistir ao espetáculo do grupo lírico Bezzi, sob a regência da maestrina Maristela Cardoso, que apresentou o IV Concerto da Paixão de Cristo.
Composto por sopranos, contraltos, barítonos e tenores, todos formados pelo conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez, o grupo Bezzi vem se destacando em apresentações não apenas na cidade e região, mas também em várias cidades mineiras. A qualidade do grupo e o cuidado na escolha do repertório o torna um dos mais representativos da região.
No espetáculo de ontem, o grupo apresentou obras clássicas e encenações sobre a Paixão de Cristo, com participação do percussionista Cláudio Mineiro, das cantoras Annelise Cavalcanti, Simone Santana e Maristela Cardoso que, além de regente, cantou acompanhada ao piano pela professora Rita de Cássia Lafetá.
MÚSICA E ORAÇÃO
A igreja universal do reino de Deus reúne os fiéis na sexta-feira da Paixão, numa concentração de fé no ginásio poliesportivo, para orar pela família. A reunião conta com a apresentação da cantora Mara Maravilha e participação de comunidades evangélicas de várias denominações, de Montes Claros e região.
OITAVA DE SANTO EXPEDITO
A comunidade de Santo Expedito continua a programação da Semana Santa com as comemorações do dia de seu padroeiro – 19 de abril - com um mutirão de evangelização solidário e ações caritativas. Na programação cultural, que acontece de 16 a 23 de abril, shows com Pedro Boi, Marcin da Gaita, Blair Mendes, Zé Paiva e Paulino, Adão Reis e João Batista, Laurinho Carneille, Laisa Francielle e Ruana, Charles Boavista e Carlos Maia, Jorginho Santos, Johnny e Roberta e o grupo Namorados da Lua. Todos os dias haverá barraquinhas e leilões.
EXPOSIÇÃO
Em comemoração à Paixão de Cristo, a associação dos artistas plásticos de Montes Claros promove a exposição Santa Ceia, com obras de vários artistas de Montes Claros
(fotos: Wilson Medeiros)
Ainda em comemoração à paixão de Cristo, a associação dos artistas plásticos de Montes Claros promove a exposição Santa Ceia, com obras de vários artistas da cidade. A exposição acontece na galeria de artes Godofredo Guedes, no Centro Cultural e pode ser visitada até a próxima semana.