Logotipo O Norte
Sábado,15 de Novembro

Pais participantes e professores assistentes são chave para sucesso no vestibular

Jornal O Norte
Publicado em 19/02/2008 às 10:19.Atualizado em 15/11/2021 às 07:25.

O estudante Emerson Santos Fonseca acorda todos os dias, de segunda à sexta, às 5h30 da manhã, às vezes, também aos sábados. Após se arrumar, vai para o ponto de ônibus às 6h20. Chega, quase sempre, às 6h50 na porta do colégio. Durante muito tempo, essa foi sua rotina.



Entretanto, devido ao regime diferenciado adotado pelo seu colégio, a rotina de estudos se intensificou no último ano, com aulas até 12h30, cursinho à noite, além dos plantões durante a tarde.



Provindo de escola estadual, Emerson ingressou no colégio Indyu para cursar a 8ª série. Através da prova de seleção, conseguiu desconto na mensalidade. E para manter o benefício, a sua média final em todas as matérias tinha que ser acima de 80%.



- Sempre quis ir pro Indyu por escutar que era um colégio de boa qualidade e que incentiva o estudo do aluno através das bolsas.



Em 2007, Emerson cursou a 3ª série do ensino médio e tinha consigo o sonho de passar no curso mais concorrido no vestibular de todas as faculdades: Medicina. Apesar de o sonho ser antigo, só contou para os pais na última hora. E o apoio sempre foi incondicional.



- Quando contei qual curso iria fazer, eles em nenhum momento me desanimaram. Pelo fato do curso ser concorrido, muitos pais desacreditam na capacidade dos filhos. O que não aconteceu no meu caso.



Após muito estudo, seu esforço foi recompensado. Além de duas aprovações na Funorte, conseguiu a vaga em Medicina através do PAES da Unimontes. Mas esse sucesso se deu também graças ao apoio permanente de professores que sempre acreditaram no seu potencial. Foi o que ocorreu no dia do vestibular, quando a professora de Literatura Erenice Carvalho se dispôs a levá-lo até o local de provas na Unimontes. Além dela, outros tiveram a mesma atitude.



Outro exemplo de como o incentivo dos pais também faz muita diferença é o caso da estudante Ana Lícia Santos, que afirma que não basta se pagar um bom colégio, é preciso estar realmente presente. Aprovada em Direito e Enfermagem, ela diz:



- Os meus pais tiveram uma grande participação nessa minha vitória. Eles me ajudaram a preparar o meu emocional.



Uma evidência de como a assistência individualizada dá resultados é o exemplo do colégio Indyu, em que 60% dos alunos do 3º ano e pré-vestibular passaram no vestibular - num total de 108 aprovados.



O coordenador do pré-vestibular do colégio Indyu, Rômerson Martins Alves afirma:



- Um diferencial do pré-vestibular é dar assistência individualizada ao aluno. E isso traz segurança tanto para os estudantes quanto para os pais.



FUTURO MÉDICO



Antes de fazer a inscrição pro vestibular, Emerson pesquisou como seria a rotina de um médico. Aproveitando que sua mãe iria ser operada, ele rodou pelos corredores do hospital e percebeu que o médico passa por várias situações difíceis. Mas não desanimou. E o interesse pela área médica vai muito além do retorno financeiro:



Acredito que a Medicina é uma profissão gratificante. Sei que há momentos complicados, mas quero melhorar a qualidade de vida do outro.



Dando mais uma evidência de que o sucesso não vem por acaso, Emerson Santos, que só irá adentrar na universidade no segundo semestre, já começou a procurar livros que serão usados durante a vida acadêmica.



Já estou lendo alguns livros relacionados à Medicina para evitar dificuldades no decorrer do curso. (Ascom/Soebras)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por