Logotipo O Norte
Domingo,16 de Novembro

Os cem anos de Guimarães Rosa

Jornal O Norte
Publicado em 20/06/2008 às 11:40.Atualizado em 15/11/2021 às 07:36.

No dia em que se comemora os 100 anos do nascimento de João Guimarães Rosa, no próximo 27 de junho, na cidade natal do escritor, em Cordisburgo, localizada na região Central do Estado, o município receberá visitantes de todo o Brasil. Neste dia, o Museu Casa Guimarães Rosa – instituição vinculada à Superintendência de Museus da secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais -, em parceria com a Associação de Amigos do Museu e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, homenageia o escritor com diferentes eventos em vários pontos da cidade, durante todo o dia, sempre com entrada franca. A data marca também o lançamento nacional pelos Correios do selo comemorativo do centenário. A festa conta com o apoio da Prefeitura de Cordisburgo, da Academia Cordisburguense de Letras e da Fundação Clóvis Salgado.






O sertanejo ficou conhecido através do médico e


escritor João Guimarães Rosa



Para a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eleonora Santa Rosa, a programação prevista para Cordisburgo é uma forma especial de demonstrar afeto ao maior mestre da literatura brasileira. “Cordisburgo é o lugar do coração e Guimarães Rosa trabalhou, como nenhum outro, o sertão como o coração universal, que acolhe nossas memórias como nenhum outro território”, pontua.



Durante o ano, outras homenagens estão previstas em Cordisburgo e em Belo Horizonte; dentre elas, a secretária destaca o apoio à UFMG na implantação da Biblioteca Sertaneja, em Montes Claros, que terá o tema sertão como um dos pilares.



HOMENAGENS



No dia 27, logo pela manhã, às 9h, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus haverá uma missa em homenagem escritor. Às 10h, no Museu Casa Guimarães Rosa, será lançada edição comemorativa do livro “Relembramentos: João Guimarães Rosa, Meu Pai”, de Vilma Guimarães Rosa. Em edição revista e ampliada, a biografia, assinada pela filha do escritor, traz um protagonista diferente. Não trata do grande escritor, médico e diplomata, mas conta a história de Joãozito, um homem sensível e religioso que, desde a infância, se revelaria um amante da natureza. Textos inéditos, entrevistas, fotografias e uma coletânea de cartas reconstroem a intimidade de um dos maiores autores brasileiros.



Às 16h, de volta ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, o público poderá apreciar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com concerto especial, dedicado a Guimarães Rosa. Sob a regência do maestro Charles Roussin - graduado em Violão Clássico e em Regência de Orquestra pela UFMG -, a orquestra interpretará obras de artistas mundialmente conhecidos, como Vivaldi e Beethoven.



SELO



Logo após o concerto, às 17h, o Museu Casa Guimarães Rosa recebe convidados e o público interessado para o lançamento do Selo do Centenário de Nascimento de João Guimarães Rosa pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, contando com a presença do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, e da Secretária da Cultura, Eleonora Santa Rosa. O selo comemorativo, trazendo uma associação de imagens referentes à obra e vida do escritor, estará disponível em todas as agências dos Correios do Brasil e na Loja Virtual até 31 de dezembro de 2011, com o valor impresso de R$ 0,60.



PARTICIPAÇÕES



Para abrir a cerimônia, foram convidados o Grupo de Seresta “Flor, Lua e Sertão” e uma jovem do grupo Contadores de Estórias Miguilim, Carolina de Matos, que interpretará breve Autobiografia Adulta de João Guimarães Rosa.



Um dos destaques da noite, a partir das 18h, será a abertura da Exposição “Cem anos de Rosa”, na Sala de Exposição Temporária do Museu Casa Guimarães Rosa, que ficará montada até o dia 27 de julho, quando termina a XX Semana Roseana, realizada pelo Museu. Os painéis fotográficos irão reconstruir momentos da vida do escritor em cerca de 30 imagens de Rosa com seus pais, com seus filhos e netos; o escritor em seus momentos de glória, junto aos colegas da Editora e outros grandes nomes da Literatura brasileira; além de cartas pessoais, registros da infância e de sua relação íntima com o sertão mineiro.



Às 19h30, a escritora Vilma Guimarães Rosa toma posse do cargo de Presidente de Honra na Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa. Às 20h30, de volta ao Museu, o público assiste ao Levantamento de Mastros de São João, São Pedro e Santo Antônio, com a presença da União da Guarda do Rosário de Maria e Banda de música Vitalina Corrêa, e apresentação da Folia de Reis das Pedras de Três Marias.



ENCERRAMENTO



Encerrando a noite, em frente ao Museu, a partir das 21h30, show de João Araújo - cantor, compositor, produtor e cronista – com o espetáculo Viola Urbana. A pesquisa musical desenvolvida pelo artista destaca a forte presença da viola caipira na Música Popular Brasileira, tendo sido reforçada com participações especiais de grandes nomes da atualidade como Geraldo Vianna, Roberto Corrêa, Chico Lobo e Fernando Sodré. Com um repertório já conhecido do público, trazendo “Amanheceu”, “Sabiá”, “Chalana” e “Tocando em Frente”, João preparou uma apresentação especial para o Centenário de Rosa. ”Comemorar 100 anos do Dr. Rosa, pra mim, é algo bem profundo, bem íntimo até! Sou neto de um personagem de Cordisburgo (João Pança), que era quase da mesma idade de Guimarães Rosa”, conta. “Pretendo (inclusive) comemorar o centenário de meu avô no ano que vem, se Deus quiser, com o lançamento de um livro, em que mostrarei as histórias que o povo de ‘Cordis’ me contou!”, anuncia. (Da Agência Minas)



O ROSA DO SERTÃO



Primeiro dos sete filhos de Florduardo Pinto Rosa (“Fulô”) e D. Francisca Guimarães Rosa (“Chiquitinha”), João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, a qual chamava “Cidade do Coração”. Tendo atuado como médico e diplomata, Guimarães Rosa destacou-se, mundialmente, por seu trabalho literário, utilizando técnica de linguagem peculiar, que valorizava as expressões regionais e compunha um novo vocabulário.



O Museu Casa Guimarães Rosa, criado em 1974, em homenagem ao escritor, dá início às homenagens aos 100 anos de Rosa, reafirmando-se como agente de movimentação cultural da cidade e guardião da memória deste grande nome da literatura brasileira e internacional. “O Centenário vem marcar a importância de Guimarães Rosa como filho mais ilustre de Cordisburgo”, resume, Ronaldo Alves, diretor do Museu.



_________________________________________________


Centenário de João Guimarães Rosa em Cordisburgo-MG



9h: Missa em homenagem ao Centenário de Nascimento de João Guimarães Rosa


Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus



10h: Lançamento do livro Relembramentos: João Guimarães Rosa, Meu Pai, da escritora Vilma Guimarães Rosa, edição comemorativa do Centenário


Local: Museu Casa Guimarães Rosa



16h: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais


Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus



17h: Lançamento do Selo do Centenário de Nascimento de João Guimarães Rosa pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos


Local: Museu Casa Guimarães Rosa



18h: Abertura da Exposição “Cem anos de Rosa”


Local: Museu Casa Guimarães Rosa



19h30: Posse da escritora Vilma Guimarães Rosa no cargo de Presidente de Honra da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa


Local: Academia Cordisburguense de Letras



20h30: Levantamento de Mastros de São João, São Pedro e Santo Antônio com a presença da União da Guarda do Rosário de Maria e Banda de música Vitalina Corrêa


Apresentação da Folia de Reis das Pedras de Três Marias


Local: Museu Casa Guimarães Rosa



21h30: Show de João Araújo – Viola Urbana


Local: Em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por