Da Agência Minas
Depois de encerrar 2007 com 19 edições e um público de mais de 3.500 crianças e jovens, o Concerto Didático, projeto da Fundação Clóvis Salgado (FCS) por meio da Diretoria de Ensino e Extensão, volta a fazer parte da programação regular do Palácio das Artes. Na próxima semana, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) se apresenta nos dias 18 e 19 de março, terça e quarta-feira, às 9h30. Com regência do maestro Charles Roussin, os músicos interpretam obras de Bach e Haydn. Essas duas edições irão reunir um público superior a 160 estudantes. Os concertos são voltados para alunos de instituições de ensino, que devem fazer agendamento prévio pelo telefone 3236-7322.
O Concerto Didático tem o objetivo de apresentar instrumentos e curiosidades da música erudita. Durante os concertos, que duram cerca de uma hora, cada naipe (ou grupo de instrumentos da Orquestra) se apresenta separadamente e depois em conjunto, mostrando a sonoridade de cada grupo de instrumento e, em seguida, o entrosamento em conjunto. A partir daí, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos instrumentos, como se organiza a orquestra e a função do maestro.
OSMG
Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais possui atuação diversificada, se apresentando em óperas, balés, concertos e espetáculos ao ar livre na capital e no interior. Seu repertório abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. A OSMG faz apresentações ao longo de todo o ano, participando de inúmeros projetos da FCS para divulgação da música erudita.
