Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Olimpíada de matemática mobiliza estudantes de todo país

Jornal O Norte
Publicado em 11/10/2007 às 18:57.Atualizado em 15/11/2021 às 08:19.

No Norte de Minas, a competição envolve 499 escolas públicas de ensino fundamental e médio da rede municipal, estadual e federal de 87 municípios. As provas da segunda etapa acontecem no dia 20 de outubro



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Desde o último mês de agosto, estudantes da rede pública de todo país participam da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, em parceria com o Impa - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.



De acordo com o Mec, a olimpíada tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelo estudo da matemática, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores e influenciar na melhoria do ensino. A olimpíada também representa uma oportunidade de inclusão social e descoberta de novos talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para que os estudantes se interessem mais pela tão temida matemática.



De acordo com dados divulgados pelo Mec, dos 22 milhões cadastrados na rede pública do ensino público em todo Brasil, neste ano, participaram da primeira fase, que aconteceu no dia 14 de agosto, 17,3 milhões de estudantes de 38.453 escolas públicas de todo país, que fizeram prova de múltipla escolha. Em Minas Gerais, são 3.945 escolas inscritas totalizando 1,9 milhão de alunos.



Classificaram-se para a segunda fase apenas 5% dos participantes, que farão prova discursiva no dia 20 de outubro. Segundo o Mec, foram classificados cerca de 800 mil estudantes, que foram mais bem-sucedidos na primeira etapa.



Para organização da competição foram credenciadas 68 instituições do ensino superior, entre elas a Unimontes, que serão responsáveis pelo planejamento, inscrições, aplicação e a correção das provas.



O Norte de Minas, área sob responsabilidade da Unimontes, envolve 499 escolas públicas de ensino fundamental e médio da rede municipal, estadual e federal de 87 municípios. Para a segunda etapa foram classificados 9.721 estudantes, dos 213.201 que se inscreveram na primeira etapa. De acordo com o departamento de Ciências Exatas da Unimontes, no âmbito da instituição, as provas serão aplicadas nas 87 cidades, no dia 20 de outubro, no horário das 14h30 às 17h30. Em Montes Claros, os testes serão realizados no campus universitário Professor Darcy Ribeiro, com a participação de 2.017 alunos matriculados em 67 estabelecimentos de ensino.



A OLIMPÍADA



A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental, estudantes do ensino médio e da EJA - Educação de Jovens e Adultos das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e municípios também concorrem a prêmios.



Os estudantes são divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série do ensino fundamental, nível 2 – alunos matriculados na 7ª ou 8ª série do ensino fundamental e nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do ensino médio.



Como prêmio para os melhores alunos do país, serão oferecidas três mil bolsas de iniciação científica do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze.  Além disso, os 127 professores que tiverem mais alunos premiados farão estágio de 15 dias no Impa, no Rio de Janeiro.



As escolas que tiverem os melhores alunos mais bem colocados em cada unidade da Federação receberão, ainda, laboratórios de informática, livros didáticos para as bibliotecas e certificados de mérito nacional. Serão, portanto, 27 escolas premiadas.



De acordo com a secretaria de Estado de Educação, na edição de 2006, Minas Gerais ficou em segundo lugar no Brasil. O primeiro lugar nacional do ensino médio foi do mineiro Thales Marques Barbosa, que estuda no Colégio Tiradentes, em Passos. O estado ficou com 94 medalhas: 64 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze. Na rede estadual de ensino, os alunos conquistaram 56 medalhas: 31 de ouro, 14 de prata e 11 de bronze.



No Norte de Minas, 13 alunos conquistaram bolsas de iniciação científica do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; um aluno recebeu medalha de ouro e outro conquistou medalha de prata; foram conferidas 350 menções honrosas; e a professora Alaíde Antunes das Chagas e Freitas, da escola estadual Professor José Américo Barbosa, de Mato Verde, foi premiada com uma bolsa de estudo no Impa.



A cerimônia de entrega dos prêmios da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será realizada nas regiões que tiverem maior número de alunos premiados. Os vencedores receberão da Comissão de Olimpíadas ajuda de custo para o translado, hospedagem e demais despesas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por