Oficineiros se preparam para mais uma edição do Tim ArtEducação

Jornal O Norte
Publicado em 06/07/2007 às 11:53.Atualizado em 15/11/2021 às 08:08.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Nesta sexta-feira e sábado, dias 6 e 7, oficineiros e articuladores do Programa Tim ArtEducAção, que acontece em 12 cidades do interior do estado, se encontram em Belo Horizonte para um workshop. Pela primeira vez, em sete anos de programa, os oficineiros do programa se reunirão com o intuito de buscar o aperfeiçoamento das técnicas artísticas utilizadas em suas oficinas.



Durante o encontro, eles vão discutir as atividades planejadas, trocar experiências e terão aulas com os professores do programa Valores de Minas, do governo do estado de Minas Gerais. Além disso, haverá curso extra de Cenografia e figurino, com o cenógrafo e arquiteto cênico Raul Belém, e curso de Iluminação e Sonorização para Espetáculos, com Túlio Rezende, ambos realizados no Palácio das Artes, entre os dias oito e nove de julho - domingo e segunda-feira.  



Além dos oficineiros e articuladores, também estarão presentes o idealizador e coordenador do ArtEducAção em Minas, Marcelo Andrade, representantes da ONG Humanizarte.



Em Minas Gerais, o Programa entra no sétimo ano consecutivo com o início das oficinas no mês de maio. São cerca de 8 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino que, em sua maioria, estão em situação de risco social ou em conflito com a lei. Em 2007, as cidades que participam do programa em Minas são Uberlândia, Uberaba, Barbacena, Montes Claros, Lavras, Varginha, Divinópolis, Poços de Caldas, Ubá, Ponte Nova, Viçosa e a recém inaugurada Araxá. O programa também é desenvolvido em 12 cidades da Bahia e duas de Sergipe.



Em Montes Claros, o programa funciona desde sua criação e atende cerca de 200 crianças e adolescentes, estudantes das escolas municipais Alfredo Coutinho, na Vila Anália; João Valle Maurício, no Vilage do Lago; Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência e, ainda, crianças do bairro Renascença, através da Fundação Marina Lorenzo Fernandez, que participam de oficinas de Musicalização, Teatro, Dança Clássica e Artes Plásticas, coordenado pela bailarina Adriana Camargo.



O ArtEducAção é uma iniciativa da empresa de telefonia Tim em parceria com o governo do estado, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e prefeituras municipais das cidades onde ele acontece. O objetivo  é  reduzir a exclusão social de crianças e adolescentes de baixa renda, estimulando a escolaridade e o desenvolvimento intelectual, usando a arte como principal instrumento. São gerados, ainda, empregos diretos e indiretos. As prefeituras das cidades escolhem as oficinas de arte que mais se adaptam ao perfil e à vocação cultural dos jovens (música, dança, capoeira, hip-hop, papel reciclado, artes plásticas, teatro e coral) para que, durante um período de oito meses, os alunos desenvolvam as atividades.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por