Com a realização de oficinas de técnicas em gravuras, ainda neste semestre, serão ampliadas as atividades do projeto Oficina da Cor, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros. Há três anos, já são oferecidos cursos para pintura de telas e desenho livres, contando, também, com a participação de pessoas da comunidade. Ao final do ano, será realizada exposição reunindo todos os trabalhos produzidos no âmbito do projeto.
Um dos principais objetivos do Oficina da Cor é o de criar oportunidades para o aperfeiçoamento das aptidões artísticas, independentemente da função do interessado ou da faixa etária e, ainda, sem estabelecer restrições às técnicas e aos estilos. Atualmente, são atendidos 16 alunos –inclusive estudantes do ensino fundamental – e as aulas são ministradas sempre às quintas-feiras, das 14 às 17 horas, na sala de Pinturas, localizada no prédio 2, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
Segundo o professor Hélio Brantes, um dos coordenadores do projeto, juntamente com a professora Edna Ferraz Veloso, a iniciação em gravuras atende a uma etapa pré-estabelecida nas atividades do projeto. Ele assinala, também, que o Oficina proporciona o aperfeiçoamento de quem está começando nas artes plásticas. “Muitas pessoas têm afinidade com a arte ou mesmo curiosidade, mas esbarravam na falta de oportunidade, o que está sendo viabilizado através da Unimontes”, enfatiza a professora Edna Ferraz.
Além das aulas práticas, os alunos aprendem os fundamentos de cada estilo (pintura e desenho). As inscrições podem ser feitas junto ao departamento de Artes (prédio 2 do campus-sede) e informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone (38) 3229-8241.
