Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Novas perspectivas para a educação

Jornal O Norte
Publicado em 31/07/2007 às 18:14.Atualizado em 15/11/2021 às 08:11.

Com o reinício do período escolar, a rede estadual de educação coloca em prática o Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos educadores, com base nos resultados das avaliações externas feitas no estado



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



A semana começou em ritmo de volta às aulas, com a retomada do período letivo na rede pública de ensino. Em Minas Gerais, são mais de 2,6 milhões de alunos das 3.920 escolas da rede estadual, 165 delas, nos 30 municípios da jurisdição da superintendência regional de Educação de Montes Claros (SRE-MOC).



De acordo com secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, a partir deste mês de agosto, será colocado em prática o Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos educadores com a participação dos pais, com base nos resultados das avaliações externas feitas no estado pelo Proeb - Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica e pelo Proalfa - Programa de Avaliação do Ciclo Básico de Alfabetização.



null


A Escola Normal, segunda maior escola pública de Minas Gerais e a mais antiga de Montes Claros, iniciou as aulas nesta segunda-feira


(foto: Wilson Medeiros)



Cada escola elaborou seu próprio plano e o desenvolvimento das atividades propostas será acompanho pelas superintendências regionais de ensino.



Segundo informações da SEE, o objetivo do Plano é elevar o desempenho dos alunos em curto prazo, já que as avaliações mineiras são censitárias e, por isso, apresentam resultados detalhados, o que possibilita saber o que deve ser feito para a melhor aprendizagem dos alunos.



O calendário escolar da rede estadual prevê o mínimo de 200 dias letivos com 800 horas anuais de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 200 dias com 833 horas e 20 minutos de aula para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O término do ano letivo está previsto para o dia 14 de dezembro. 



Para colocar o Plano de Intervenção Pedagógica em prática, a secretaria de Estado de Educação estabeleceu metas objetivas e vem trabalhando com os educadores, através das superintendências de ensino, para elevar os  índices de aprendizagem em todos os níveis de ensino e reduzir as diferenças regionais. De acordo com a SEE, uma das prioridades é garantir que toda criança esteja lendo e escrevendo até os oito anos de idade.



A segunda maior escola pública de Minas Gerais e a mais antiga de Montes Claros, a escola estadual professor Plínio Ribeiro – Escola Normal -, com mais de 3.000 alunos matriculados na segunda etapa do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, iniciou as aulas com o objetivo de melhorar as médias obtidas no SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública.



A escola obteve a melhor média entre as escolas estaduais do Norte Minas no Enem - Exame Nacional de Ensino Médio realizado em dezembro do ano passado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do ministério da Educação.



No mês de junho de 2007, a SRE-MOC reuniu 400 educadores, entre especialistas e diretores de escolas públicas, no Encontro Regional de Alfabetização, que teve como tema a apresentação e discussão da implantação do projeto de aceleração da aprendizagem no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Rio Doce, com o objetivo de aumentar a proficiência e o desempenho de alunos nas fases de  de alfabetização.



Durante o Encontro, diretora da SRE-MOC, Maria Salete de Souza Nether, e analistas da educação da SEE-MG apresentaram as proposições para obter resultados significativos no processo de aceleração da aprendizagem de alunos nas fases de alfabetização da educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Na ocasião, a SER-MOC determinou a todas as escolas estaduais de sua circunscrição o cumprimento de uma agenda de ações integradas que serão aplicadas a partir deste mês de agosto.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por