Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – No Dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado dia 12 de junho, a secretaria municipal de Assistência Social de Nova Porteirinha, através do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – promoveu uma caminhada pela cidade, principalmente no centro comercial, onde foi proposto aos comerciantes a engajarem na luta pelos direitos das crianças.
Crianças e adolescentes de Nova Porteirinha vão às
ruas contra o trabalho infantil
Os educadores e assistentes sociais conscientizaram a população de que ao invés de trabalho deve se dar infância a uma criança. A campanha “trabalho infantil não é brincadeira” foi às ruas com camisetas, faixas, banners, folders e explanação. Foi disponibilizado o telefone 0800-311119 do Disque Direitos Humanos para eventual denúncia com relação ao envolvimento de crianças em trabalho.
PARTICIPAÇÃO
A caminhada em Nova Porteirinha teve a participação dos alunos do CEMEI Cantigas de Roda, da escola estadual Erezinha Antunes e do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e também de ações da secretaria municipal de Educação. Os alunos estampavam cartazes em que imploravam que ser criança é ter que brincar, correr, se divertir e dar gargalhada.
As crianças foram incluídas no PETI em que o objetivo do programa é tirar as crianças do trabalho infantil. Além de não trabalhar, a criança inserida no PETI tem de estar matriculada na escola e em atividades sócio-educativas e de convivência, no período complementar.