A comissão do MEC - ministério da Educação, composta pelo professor Fábio Teixeira Dias, da Universidade Federal de Pelotas e do professor Doutor Hector Leny Carrion Salazer, do Instituto de Física da USP, visitou a Faculdade ISEIB na semana passada, para avaliar a instituição e autorizar o curso de Física, uma das licenciaturas mais aguardadas na região.
Os dois professores permaneceram na instituição durante os dias quatro e cinco de outubro. Nesse período, avaliaram documentação necessária para implantação do curso, bem como corpo docente, estrutura física, laboratórios e grade curricular, sendo acompanhados pelo professor Josué Antunes de Macedo, coordenador do curso de Física. O relatório final foi concluído pelos avaliadores na sexta-feira, mas a autorização só deverá ser publicada nos próximos meses.
De acordo com o diretor Felipe Oliveira, o Iseib aguardava a visita do Mec desde a segunda quinzena de setembro.
- Há uma grande expectativa com relação a criação desse curso na nossa cidade e região. Sabemos da carência de profissionais na área e, tão logo seja autorizado, vamos realizar o processo seletivo para 2008 - destaca.
Formar profissionais gabaritados para atuar no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Sul da Bahia, e ainda contribuir para o avanço da educação é um dos objetivos da instituição, que já oferece outros seis cursos na área de licenciatura.
A ausência de professores em todo país, e em especial nas áreas de física, química e matemática, foi tema de matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, no mês de julho deste ano. Segundo o texto, de acordo com o relatório da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, há um déficit de 235 mil professores no ensino médio no Brasil. Somente em Física, são necessários 55 mil profissionais para suprir a demanda.
Para o diretor Felipe Oliveira, um dos motivos da escassez de professores de Física é a falta de faculdades e universidades que ofereçam o curso. Ele explicou que a educação é uma área promissora e em constante crescimento, devido ao amplo mercado de trabalho.
O curso de licenciatura em Física terá duração de três anos.
