Na última sexta-feira, 17, o governo estadual entregou 468 veículos de transporte escolar para 290 municípios mineiros. São microônibus e vans que vão beneficiar, principalmente, no transporte de alunos que vivem em áreas rurais do estado.
Em junho passado, foram entregues 75 veículos e outros 354 serão entregues até dezembro, totalizando 822 microônibus e vans, que serão usados exclusivamente para o transporte escolar, garantindo a presença dos alunos em sala de aula.
38 municípios do Norte de Minas receberam novos veículos
(foto: arquivo)
Foram investidos R$ 51,19 milhões no programa, através da secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que beneficiam diretamente 320 mil alunos das redes estadual e municipal de 592 municípios.
Em todo o estado o transporte escolar tem sido um dos maiores dramas vividos pelos prefeitos, cujos municípios possuem extensas áreas rurais - Minas possui área territorial maior do que muitos países.
A entrega dos veículos é resultado de uma parceria entre os governos estadual e municipal, pela manutenção e melhoria da qualidade do ensino público no estado.
Durante a cerimônia de entrega, que aconteceu na secretaria de Estado de Educação em Belo Horizonte, na manhã da última sexta-feira, o prefeito de Espinosa, Lúcio Balieiro Gomes (PFL), agradeceu em nome dos mais de 200 prefeitos que participaram da solenidade os avanços no transporte escolar. Ele disse que o investimento no setor contribuirá para que não haja aluno fora da escola em Minas.
A secretária de Educação, Vanessa Guimarães, afirmou que a educação em Minas tem conseguido outras conquistas fundamentais. Ela lembrou pesquisa da universidade federal de Minas Gerais (UFMG) que atesta 82,4% dos alunos das séries iniciais da rede pública do Estado dominando a leitura, e garantiu que 100% dos estudantes estarão lendo em pouco tempo.
- Os 17% que ainda não sabem ler, estarão lendo no ano que vem, porque a secretaria tomou a decisão de acompanhá-los, de forma que nos próximos anos, Minas não terá nenhum aluno sem saber ler. Podemos afirmar que a criança aprende na escola pública de Minas Gerais - disse.
Segundo Vanessa Guimarães, novo censo na área da educação será feita até o final do ano pela secretaria de Estado Educação. Um total de 800 mil alunos das redes estadual e municipal será avaliado. A pesquisa será dirigida aos estudantes da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio com o objetivo de avaliar o grau de aprendizado.