Montes Claros sedia a fase regional
da Conferência, que reúne cerca de
200 representantes dos municípios
norte-mineiros
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No próximo dia 23 de novembro, educadores dos municípios de jurisdição das seis superintendências regionais de ensino do Pólo Norte (Januária, Pirapora, Janaúba, Diamantina, Curvelo e Montes Claros) participam da Conferência Regional de Educação Básica, que acontece de 7h30 às 17h30, no auditório das Faculdades Santo Agostinho (Campus II, situado à Av. Osmane Barbosa, 937, Bairro JK), em Montes Claros.
A conferência será dividida em duas fases: regional e estadual. A fase regional será realizada no dia 23 de novembro, em cidades-pólo do interior de Minas Gerais - Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora, Divinópolis, Poços de Caldas e Uberaba. A fase estadual será em Belo Horizonte, no período de 13 a 15 de dezembro
A expectativa da superintendência regional de ensino de Montes Claros é de que haja a participação de cerca de 200 pessoas, entre professores, gestores, secretários municipais de Educação, além de representantes de entidades que compõem a comissão organizadora.
Durante o encontro serão debatidos eixos temáticos e aprovadas, em plenária, as propostas da região para serem encaminhadas à Conferência Estadual de Educação, que acontece no próximo mês de dezembro.
Na manhã de terça-feira, 13, a SRE-MOC reuniu a comissão regional organizadora do evento, composta por representantes da SRE, secretaria municipal de Educação, conselhos municipais de Educação, comissão de educação da câmara municipal, SIND/UTE, Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais, Sindicato dos Professores Particulares, União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Associação de Pais de Alunos, representante de uma entidade vinculada à formação de profissionais da educação e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, onde foram traçadas estratégias e ações para a realização da Conferência.
Durante a reunião, a superintendente regional de Ensino de Montes Claros, professora Salete de Souza Nether ressaltou a importância da Conferência para o futuro da educação, principalmente da educação infantil e ensino fundamental.
- As propostas de cada região, formuladas e debatidas durante a Conferência, serão encaminhadas para a secretaria de Estado de Educação, e farão parte da pauta da Conferência Nacional de Educação, que traçará os rumos da educação no país – explica a professora.
A superintendente regional de Ensino de Montes Claros, professora Salete Nether diz que a Conferência é de grande importância para o futuro da educação (foto: WILSON MEDEIROS)
As ações para a Conferência foram definidas de acordo com o Regimento Interno da Conferência Estadual de Educação Básica de Minas Gerais. O tema central será a Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação. Serão discutidos também nos eventos: a democratização da gestão e qualidade social da Educação Básica, a construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o financiamento da Educação, a inclusão e diversidade na Educação Básica, a formação e valorização profissional.
De acordo com a superintendente, após a apresentação e debates dos temas pelos grupos de trabalho, será colocada em votação as proposições da Regional Norte que serão encaminhadas até o dia 30 de novembro à secretaria de Estado de Educação para apresentação na Conferência Estadual de Educação, que será realizada em Belo Horizonte, com a participação de cerca de 600 pessoas.
A Regional Norte será representada por doze delegados eleitos na Conferência, em Montes Claros. Ao final da Conferência Estadual de Educação Básica será produzido um relatório com a visão do Estado sobre os temas propostos que será apresentado na Conferência Nacional, realizada pelo ministério da Educação, em abril de 2008.
