Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Norte de Minas apresenta bons resultados no ensino

Jornal O Norte
Publicado em 11/12/2007 às 11:59.Atualizado em 15/11/2021 às 08:25.

A média de crescimento alcançado pelos alunos de 8 anos na capacidade de escrita foi de 7,6%, maior que média do estado, que ficou em 6,5%



A secretaria de Estado de Cultura divulgou na última quinta-feira, 6/12 os resultados do Proalfa - Programa de Avaliação do Ciclo Inicial de Alfabetização/2007, exame criado em 2005 para verificar os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública de Minas Gerais.



O Proalfa foi desenvolvido através do trabalho integrado entre a secretaria de Educação, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É um instrumento de políticas públicas transformadoras na área de Educação já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos por rede, por município e por escola.



Minas é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos alunos de toda a rede pública e é também o único que avalia os alunos no 3º ano, considerado o último do ciclo inicial de alfabetização.



Os resultados deste ano revelaram crescimento nos indicadores de educação em todos os anos do ensino fundamental avaliados - 2º, 3º e 4º anos.



O Proalfa 2007 comprovou que as crianças de 8 anos, matriculadas no 3º ano, estão lendo melhor. O número de alunos que alcançou o nível recomendável de leitura subiu de 45% em 2006 para 58,1% este ano. O percentual de crianças que não sabem ler (nível baixo) caiu de 33,4% para 24,3%. O de alunos que lêem mal (intermediário) caiu de 21,4% para 17,6%.



Escolas da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, áreas onde estão concentrados os menores Índices de Desenvolvimento Humanos (IDH) do estado, também apresentaram bons resultados. Nessas regiões, a média de crescimento alcançado pelos alunos de 8 anos na capacidade de escrita foi de 7,6%, maior que média do Estado, que ficou em 6,5%. A Superintendência Regional de Janaúba apresentou a maior variação positiva (17,7%).



Entre 2003 e 2005, a proficiência média do 4º ano do ensino fundamental no Brasil, segundo o SAEB realizado pelo governo federal, cresceu 1,7%, subindo de 169,4 para 172,3, o que representa uma evolução anual média de + 0,86%. Já em Minas, a proficiência cresceu 6,8% no 4º ano e 6,5% no 3º ano. Embora não seja possível uma comparação linear, o crescimento verificado no Estado representa, para o intervalo considerado, uma evolução quase quatro vezes superior à média nacional verificada nos últimos dados disponibilizados pelo SAEB.



O ponto de partida para a melhoria do desempenho dos alunos da rede pública foi a ampliação, a partir de 2004, da duração do Ensino Fundamental, de oito para nove anos em todo Estado. Com seis anos de idade as crianças passaram a ingressar na rede pública, dedicando mais tempo para formação educacional. Desde então, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Educação, investiu pesadamente na capacitação de professores. Realizou ainda três congressos estaduais de alfabetização - em cada edição, reuniu cerca de 3 mil professores e especialistas das escolas estaduais e representantes de prefeituras municipais - e implantou em todas as escolas o Plano de Intervenção Pedagógica, a partir dos resultados das avaliações, como âncora do processo de planejamento focado no desempenho dos alunos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por