São vários argumentos que justificam a necessidade de um maior cuidado com medicamentos. Segundo Renato Melo, “os medicamentos estão na primeira posição entre os três principais agentes causadores de intoxicação; terapia medicamentosa é a mais freqüente na intervenção médica e 50% da morbidade e mortalidade relacionada com medicamentos poderia ser evitada.”
Para Cléia, a realização do fórum é justificada exatamente dentro de um novo modelo de prática pedagógica. “Durante três dias reunimos um representante do Conselho Federal de Farmácia, farmacêuticos e outros profissionais, autoridades em saúde para discutirmos com os futuros farmacêuticos a ciências farmacêuticas do saber a prática, promovendo a saúde.”
PALESTRAS
O evento contou também com as palestras sobre “aspectos legais sobre drogas e perícia criminal”, com Cláudio Prates, policial federal da divisão antidrogas da polícia federal de Montes Claros, e “criação das ligas de estudos em ciências farmacêuticas”, feita por professores da faculdade de Farmácia da Funorte.
- A nossa avaliação é a melhor possível, superando a nossa expectativa, principalmente pelo número de participantes. Realmente foi uma grande possibilidade para ampliar os conhecimentos e aumentar a rede de relacionamento. Estamos sim trabalhando para formarmos novos farmacêuticos para atender a sociedade em suas diversas necessidades de saúde - afirma a coordenadora.