Natal com arte

Jornal O Norte
Publicado em 14/12/2006 às 10:12.Atualizado em 15/11/2021 às 08:46.

Coral infantil formado por 120 crianças de idade entre 5 e 11 anos, todas alunas da rede pública municipal de ensino, abre festividades natalinas com apresentação gratuita, na Avenida Cula Mangabeira, a partir das 17 horas



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Quinta-feira em clima de natal com apresentação do Coral Arte Viva, que abre oficialmente as comemorações de fim de ano na cidade.





Com tema Natal com Arte, o grupo formado por 120 crianças de idade entre 5 e 11 anos, canta na sacada da sede da secretaria municipal de Educação, na Avenida Cula Mangabeira, a partir das 17 horas. No repertório, onze canções tipicamente natalinas interpretadas pelas crianças, alunas da rede pública municipal de ensino.



Além do Coral Arte Viva, também participam o coral infantil do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Antônio Alves dos Santos, o CAIC do bairro Maracanã, e os anjinhos do Centro Municipal de Educação Infantil Casinha Feliz, Cemei do bairro Eldorado, que apresentam o Presépio Vivo.



Acompanham os grupos os músicos Tiago André e Kátia Liliany (teclado), Maria Teresa (clarinete) e Edny Emiliano (violão).



A programação inclui, ainda, a Mostra Natal com Arte, que está exposta no prédio da SMEDU desde o dia 11 e vai até o dia 16 de dezembro, com visitação aberta ao público.



A Mostra e a apresentação dos corais fazem parte da programação do Cirpec - Circuito Pedagógico - Cultural promovido pela SMEDU de 4 a 18 de dezembro e, segundo a assessoria, a intenção é transformar o Natal com Arte em um projeto anual com a promoção de uma série de atividades, no período de 27 de novembro a 18 de dezembro, com objetivo de criar um espaço para que educadores, alunos e pais possam refletir sobre o tema Educação e Cidadania, buscando contribuir para a preservação da identidade e dignidade humanas e o exercício da cidadania. A proposta, segundo a assessoria, é promover a educação como um processo vital para o desenvolvimento humano, desempenhando papel singular na tarefa de renovação social.



ARTE VIVA



Cerca de 1200 crianças e adolescentes participam semanalmente de oficinas práticas de Música, Dança, Artes, Plásticas e Teatro nas próprias escolas onde estudam. Criado em 1999, o programa Arte Viva tem como objetivo principal a inclusão sócio-educativa e cultural, aproximando as crianças e adolescentes de comunidades socialmente excluídas do universo artístico, com atividades que, além de estimular a expressão e comunicação em artes, promove o resgate de vivências, histórias de vida, socialização de experiências com os colegas, o que resulta na elevação da auto-estima, associados ao conhecimento adquirido através das oficinas orientadas, que contextualizam e motivam os temas abordados, instigando nos participantes a capacidade de raciocínio, o despertar das potencialidades individuais e sua valorização e a promoção de talentos artísticos como um novo parâmetro para a vida e para os sonhos.



O programa Arte Viva é desenvolvido em conjunto com o projeto Crer-Sendo na Leitura, uma proposta de reforço escolar através de atividades com textos literários com participação de estudantes que ainda não iniciaram o processo de alfabetização e os que, apesar de alfabetizados, sentem dificuldades de acompanhar os colegas do mesmo nível de escolaridade.



A culminância do Cirpec acontece com uma apresentação artístico-cultural das crianças e adolescentes participantes do programa Arte Viva, no dia 18 de dezembro, às 17h, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por