Fabíola Cangussu
Repórter
Os apaixonados por revista em quadrinhos poderão conhecer um pouco desta arte através das oficinas gratuitas de quadrinhos e roteiros a serem realizadas no Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, 30 de janeiro, no espaço Écomum, localizado na Avenida João Samaha, 84ª, Bairro São João Batista, em Belo Horizonte.
As oficinas são organizadas pela Associação Cultural HQ em comemoração a data, festejada há três anos consecutivos, em Belo Horizonte. A data foi instituída em 1984 pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, para marcar o ano em que foi lançada a primeira história em quadrinhos no Brasil, no Jornal Vida Fluminense, 1869.
Netsa edição, a festa conta com a participação de artistas como Lor, Duke, Paulo Barbosa, Ricchardson Santos, Wilson Gontijo, Leornardo Romão, Piero Bagnariol.
Amauri de Paula, diretor da HQ, diz que as oficinas sobre quadrinhos ministradas na festa são abertas a todos, independente de idade ou formação. Estudantes e professores podem participar e levar a idéia para as salas de aula. E os moradores de outras cidades podem aproveitar os últimos dias de férias para conhecer o projeto.
- Já os cursos fixos têm um público específico. Para pessoas que já tenham certos conhecimentos de arte e queriam se especializar em edição de publicação digital - explica Amauri.
O diretor informa também, que os cursos têm uma média de duração de três meses, sendo 3 horas por semana, e a maioria das turmas tem aulas aos sábados, o que permite a participação de pessoas que moram em outras cidades de Minas.
- Temos o objetivo de conquistar todos os mineiros, por isso a partir de março, alem das aulas presenciais, estaremos oferecendo cursos on-line de roteiro – enfatiza Amauri ao falar da vontade de expandir os trabalhos da associação.
Os interessados em obter informações podem acessar o site www.quadrinho.com, e conhecer um pouco mais sobre esse gênero que há décadas encanta gerações. O pré-registro dos cursos ministrados poderá ser feito até dia 30.
