Logotipo O Norte
Segunda-Feira,17 de Novembro

Música aliada ao desenvolvimento infantil

Jornal O Norte
Publicado em 02/10/2008 às 17:04.Atualizado em 15/11/2021 às 07:45.

Paula Machado


Repórter



A presença da música na vida dos seres humanos é essencial. Ela está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas e em todas as épocas. É uma linguagem universal que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.



Segundo o site www.musicaeadoracao.com.br, inúmeras pesquisas, desenvolvidas em diferentes países e épocas, especificamente nas décadas finais do século XX, confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas  demonstraram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros.



Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), revelaram que, ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor. Segundo esses autores, tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade fina das pessoas. Além disso, os instrumentistas apresentam muito mais coordenação na mão não dominante do que pessoas comuns. O que se pode concluir a esse respeito é que efetivamente a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato.



E o colégio Ímpar Escola de Criança, sabendo dos benefícios da música no desenvolvimento de uma criança promove duas semanas destinadas à contemplação da arte em todas as suas linguagens: as artes plásticas, a dança, o teatro, a poesia e a música.



Dentro da modalidade música, acontece o evento chamado Música na Primavera, onde os alunos da escola cantam, dançam e tocam flauta doce. O nome do evento segundo a professora de música do Ímpar, Lílian Gomes Dias, partiu da significação da palavra primavera e música, dos sentimentos que essas palavras despertam nas pessoas. De acordo com ela, a escolha da palavra primavera foi por ser a estação em que estamos e por ser mais florida, colorida, alegre e que mexe com as pessoas. Além da música pela melodia, e o sentimento bom que ela causa nas pessoas.



A música desenvolve a capacidade intelectual e social das crianças


(foto: PAULA MACHADO)



- As crianças apresentam esse evento todos os anos. Elas tocam as músicas que aprendem dentro de sala. Se preparam e ensaiam para apresentar. A partir daí montamos os arranjos e ensaiamos no palco, elas adoram essa parte – conta ela aos risos.



As aulas de música, como a professora conta, proporcionam entusiasmo e alegria às crianças que ficam na expectativa do evento. Ela ressalta que a família apóia as manifestações culturais e sempre prestigiam os eventos que acontecem na escola. O evento segundo Lílian, mobiliza toda a instituição.



A inicialização das crianças com a música acontece a partir dos 6 anos de idade, no ensino introdutório. O objetivo é de disciplinar e de socializar essas crianças.



- A reação das crianças com a música, no primeiro momento, é de entusiasmo e de agitação. Elas se sentem felizes, querem logo pegar um instrumento e fazer um barulhinho. Mas com o passar do tempo aprendem a ter disciplina e saber o momento certo de tocá-los – diz ela.



O repertório das apresentações segundo Lílian vai desde músicas folclóricas e regionais até MPB e bossa nova, de cantores consagrados como Milton Nascimento, Tom Jobim, Vinícius de Morais, entre outros.



As letras das músicas são levadas para sala. As que os alunos se identificam mais e sentem mais prazer são selecionadas para a apresentação. Além das flautas doces, os alunos aprendem a tocar paralelamente outros instrumentos musicais, como percussão, onde aprendem a tocar tambores, chocalhos, etc.



- Além da aprendizagem prática, no ensino dos instrumentos musicais, em minhas aulas eles aprendem a conhecer os gêneros musicais, saber mais sobre os estilos de cada música, a diferenciar um estilo do outro e saber apreciar músicas de qualidade – explica a professora.



Lílian diz que suas aulas servem como preparação para as crianças obterem uma visão mais crítica. Diz que é necessário que desde cedo elas aprendam o que é uma boa música e o que é lixo musical. Ressalta que como arte educadora é sua obrigação mostrar e ensinar isso aos alunos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por