Samuel Fagundes
Repórter
O colégio Indyu realiza nos dias 02 e 03 de outubro a sua 7ª Mostra de Talentos que terá apresentações artísticas de música, dança, teatro, poesia e desfile feitas pelos alunos.
(foto: ARQUIVO)
Segundo Selma Evangelista Lopes, coordenadora administrativa do colégio, a idéia de se realizar a mostra surgiu há sete anos quando a diretora na época sugeriu que a criatividade e o talento dos alunos deveriam ser expostos para toda a cidade e também para que outras crianças vejam que eles podem despertar os gênios que cada uma tem dentro.
- A criatividade dos alunos é incrível, é muito gratificante descobrir esses talentos que eles têm e muitas vezes não sabem. É muito importante também porque é uma maneira de transmitir conhecimento e cultura. E cada mostra foi melhor que a outra. Muitos dos nossos alunos já desfilam profissionalmente e são efetivos em agencias de modelos, e há alguns que já cantam em barzinhos profissionalmente. Todo ano os alunos me surpreendem, então eu tenho certeza que vai ser um evento muito bonito e espero que toda a comunidade montesclarense compareça e prestigie o talento dos nossos jovens – ressalta Selma.
Ela explica que no ano passado foi feito um desfile com roupas recicladas, que neste ano acontecerá novamente. O trabalho é feito pelos próprios alunos a partir de materiais reciclados, como fitas de vídeo, garrafas, latas, dentre tantas outras coisas que na maioria das vezes vão para o lixo ou acabam poluindo o meio-ambiente.
EXPECTATIVA
Para Thais Marques Rodrigues que cursa o 3º ano no colégio esse desfile com roupas feitas com materiais recicláveis é uma maneira de ajudar acabar com o lixo que fica nas ruas e que por muitas poluem a natureza.
- Nós mesmas produzimos nossas roupas, buscamos coisas recicláveis, que vão representar as roupas que iremos usar no futuro, e também é uma forma de incentivar os jovens a tirar o lixo das ruas. O outro desfile é uma maneira de revitalizar e dar vida a moda antiga. – Explica Thais que desfila para uma agência há um ano.
Vicky Louise Queiroz Silveira cursa o 2º ano e também participará do desfile. Ela conta que espera que muitas pessoas prestigiem o evento, que segundo ela pode ser um modo para que novos talentos sejam descobertos.
- A expectativa é a melhor possível. Eu comecei na mostra de talentos, que é uma oportunidade que se abre para a descoberta de novos talentos. Porque muitas vezes a pessoa não desfila para nenhuma agência ou é mais tímida e por meio da mostra acaba descobrindo que tem o dom de desfilar, e na mostra também vão muitas pessoas com interesses em revelar esses novos talentos, na musica, no teatro, em todas as áreas artísticas que participam da mostra – afirma a estudante que desfila desde os 7 anos de idade e já passou por várias agências de modelo.
Para Marina Santos Ferreira, da 8ª serie, que desfila pela primeira vez, apesar do nervosismo pela estréia nas passarelas será um evento muito bom, e ela espera que através do desfile na mostra seja chamada para desfilar para alguma agencia.
- Eu estou um pouco nervosa e com um pouco de vergonha porque é a primeira vez que desfilo, mas vai ser legal. Foi uma experiência muito interessante, fazer as nossas roupas, e eu nunca havia feito isso. Eu tenho a expectativa de que alguém me veja e me convide para desfilar em alguma agencia. Esse tipo de atividade fora da sala é importante porque as pessoas se unem para trabalhar e todos podem ver o que a gente fez e dar valor ao nosso trabalho e a nossa arte – conta Marina.
Dentro da mostra acontecerá o Festival de Música que terá a participação de alunos que tocarão músicas nacionais e internacionais. Os três melhores serão premiados com descontos na mensalidade e mais um brinde surpresa.
TALENTOS
O professor de música Natanael Marcio Gonçalves é o coordenador do festival e conta que esse tipo de evento é um grande incentivo para quem gosta de música e para quem toca e que no colégio tem muitos jovens talentos que já tocam em diversos lugares na cidade. Ele ressalta que o ambiente escolar é um ótimo local para se desenvolver esse interesse pela música e revela que os jurados terão bastante dificuldade para escolher os vencedores, pois os concorrentes são muito talentosos.
- Aqui no colégio Indyu nós temos pessoas que já participam em eventos em igrejas evangélicas, católicas, tocam em barzinhos, já tem banda de rock. Então tem uma diversidade muito grande e a escola é um local que eu comecei a tocar, a gente sempre teve roda de musica, é uma oportunidade para eles divulgarem seus trabalhos, o que é muito importante. Vai ser até difícil julgar o festival porque o nível é alto. Eu esperava até um pouco menos, mas cheguei aqui e encontrei um nível muito bom, uma turma que já toca e canta legal, então eu acho que quem for jurado desse festival vai encontrar certa dificuldade, uma ótima dificuldade – conclui Natanael que é professor de música no conservatório de Bocaiúva e também trabalha com a Orquestra Norte-Mineira de Viola Caipira.
No ano passado aproximadamente 1.200 pessoas compareceram aos dois dias de mostra e neste ano a expectativa dos organizadores é de que 1400 pessoas compareçam. A 7ª Mostra de Talentos do colégio Indyu acontece na praça de eventos do Montes Claros Shopping Center.
Será lançada na mostra a seleção para o ensino fundamental e médio para 2009. São mais de 100 bolsas integrais e parciais, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no shopping nos dias 02 e 03 e após essa data no colégio Indyu.