Cerca de 90 projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão sendo apresentados através de fotografias e históricos na I Mostra de Programas e Projetos. A exposição é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e poderá ser acompanhada até o próximo dia 12 no hall dos prédios 2 e 6 e na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
O objetivo é apresentar os resultados das ações extensionistas desenvolvidas pela instituição desde a primeira gestão do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, a partir de 2003, com destaque para a participação voluntária dos professores e acadêmicos dos diversos cursos oferecidos no campus-sede e nos campi localizados nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, além do Noroeste do Estado. Como exemplo do êxito alcançado nesse período, somente os projetos Uniarte, Unimontes Solidária e Uni-Cidade já beneficiaram, juntos, mais de 450 mil pessoas.
- Além de permitir a aplicação dos conhecimentos obtidos no ambiente acadêmico, revertendo-os em benefício da comunidade, os projetos de extensão reafirmam o compromisso da instituição de promover a cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população nas regiões onde a Unimontes se encontra inserida - afirma o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.
O bom andamento dos projetos de extensão desenvolvidos pela Unimontes foi destacado em matéria veiculada recentemente pela revista Veja, que registrou o desempenho das instituições mineiras no ranking nacional a partir das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, através do Enade - Exame Nacional de Desempenho do Estudante. A Universidade Estadual de Montes Claros foi apontada como a segunda melhor avaliada em todo País. A reportagem evidencia o envolvimento dos acadêmicos em projetos de extensão, com a possibilidade de participação em atividades práticas, sendo este um dos diferenciais da qualidade dos cursos da Unimontes.
A EXPOSIÇÃO
Além das fotografias, está sendo apresentado histórico sobre as ações desenvolvidas, com dados e números sobre os municípios atendidos.
A I Mostra de Programa e Projetos destaca, entre as várias ações desenvolvidas pela Unimontes, iniciativas como o Unimontes Solidária, Alfabetização Solidária, Uni-Cidade, Uniarte, bem como os projetos relativos aos grupos Compassos e Saruê, Coral Universitário e a Camerata de Violões, Unicalourada, Banco da Moradia e o Programa de Apoio Psicológico Orientado (Papo).
