Cerca de 2000 estudantes das escolas estaduais Felício Pereira Araújo e Levi Durães Peres participam do projeto que tem como objetivo estimular os jovens a votar nas próximas eleições municipais
Jerúsia Arruda
Repórter
Nesse ano, o Brasil completa 20 anos de concessão do direito a voto para os jovens de 16 e 17 anos, medida implantada pela Constituição de 1988.
Para mobilizar esses jovens a participar de forma mais expressiva do processo político e eleitoral, cujo exercício do direito a voto, de acordo com pesquisas, diminuiu de forma expressiva nas últimas eleições, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais realiza o projeto Expresso Cidadania, promovendo encontros com estudantes de treze municípios do interior mineiro e quatro cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
Estudantes do Ensino Médio da escola estadual Levi Durães Peres
participam do projeto no dia 6 de março (foto: WILSON MEDEIROS)
O projeto é uma parceria da ALMG com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), secretaria de Estado de educação e câmaras e prefeitura dos municípios contemplados.
De acordo com informações da ALMG, Montes Claros será a primeira cidade a receber a visita do projeto, nos dias 5 e 6 de março. O encontro acontece no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, de 7h30 às 12h e de 19h30 às 22h, e reúne 2000 estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais Felício Pereira Araújo, no dia 5, e Levi Durães Peres, no dia 6.
Entre as atividades, o Expresso Cidadania inclui palestras, apresentação teatral e espaço multimídia com oficinas audiovisuais (fotografia, vídeo e texto) para produção de conteúdo para o blog do Expresso Cidadania.
Durante o encontro, os estudantes poderão adquirir o título de eleitor e carteira de identidade, e aprender a votar na urna eletrônica. Para exercitar o voto eletrônico, os estudantes vão escolher, na urna, o tema das discussões do encontro. As opções são: cotas para negros no ensino superior e redução da maioridade penal.
De acordo com a SRE-MOC, as atividades do encontro valerão como aula regular.
CARAVANA
As próximas cidades a receberem o projeto serão Uberaba (10 e 11 de março), Uberlândia (13 e 14 de março), Divinópolis (18 e 19 de março), Pouso Alegre (25 de março), Poços de Caldas (27 de março), Patos de Minas (31 de março e 1º de abril), Paracatu (3 de abril), São João Del Rei (7 e 8 de abril), Juiz de Fora (10 e 11 de abril), Teófilo Otoni (15 de abril) e Governador Valadares (17 e 18 de abril), Ipatinga (23 e 24 de abril). Nos dias 28 e 29 de abril, o projeto reúne estudantes de Sabará, Lagoa Santa e Contagem (28 e 29 de abril). O último encontro está programado para o dia 30 de abril, em Belo Horizonte.