Montes Claros vai ganhar, em breve, dois novos parques ecológicos urbanos, beneficiando, principalmente, as regiões do Grande Maracanã e Grande Renascença.
Um deles é o parque municipal do Bicano que terá área de 12 hectares (120 mil metros quadrados) e garantirá a preservação, além do córrego que o batiza, de uma extensa floresta remanescente de mata nativa, com árvores de grande porte. Trata-se de uma área de várzea, que há alguns anos foi fazenda, ainda não atingida pela ocupação urbana.
O Parque está sendo viabilizado pela prefeitura de Montes Claros em parceria com a Copasa, em função de decisão do Copam - Conselho Estadual de Política Ambiental.
BENEFÍCIOS
Para garantir o Parque, os parceiros fizeram uma pequena alteração no projeto da avenida sanitária que está sendo construída às margens do córrego Bicano. Na altura do bairro Dona Gregória, a avenida será desviada alguns metros à direita, sem prejuízo ao projeto original, completando a ligação asfáltica daquela região à avenida Mário Tourinho (Anel Rodoviário Sul).
O empreendimento beneficiará moradores de bairros como Maracanã, José Corrêa Machado, Alterosa, Santo Inácio, Dona Gregória, Vila Campos, Cristo Rei, São Judas I e II, Nossa Senhora das Graças e Santa Rafaela, entre outros.
PARQUE JK
No último dia 5, a prefeitura declarou, através de decreto, como de utilidade pública, para fins de desapropriação, toda a área do antigo Frigonorte. Nos 37,3 hectares, será implantantado o Parque Ecológico do JK, propiciando benefícios para moradores de todos os bairros em volta. Segundo informações da assessoria municipal, na mesma área, será implantada a Usina de Triagem e Processamento de Material para uso direto na construção civil, e do Centro de Treinamento Administrativo das secretarias municipais de Saúde e Educação.
CIDADE DOS PARQUES
Montes Claros já possui os parques Milton Prates, Guimarães Rosa e Sapucaia, além do Zoológico. No bairro João Botelho, está sendo implantado o Parque das Mangueiras, resgatando uma área verde que antes servia como depósito de ferro-velho. Em janeiro, o governador Aécio Neves assinou decreto criando o Parque Estadual da Lapa Grande, que, com sete mil hectares, será o maior parque ecológico em área urbana de todo o mundo.
O acordo para a criação dos novos parques foi estabelecido na reunião do Copam em Belo Horizonte e ratificado na última sessão ordinária do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema).