Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No dia 04 de outubro Montes Claros comemora o Dia Municipal da Poesia e, para marcar a data, há exatos 21 anos, abriga o Salão Nacional de Poesias Psiu Poético, que, durante oito dias, reúne estudantes, professores, escritores, poetas, músicos, atores e toda a comunidade para uma maratona de atividades que tem como centro a poesia e a literatura de um modo geral.
Nesta quinta-feira, a cidade despertou em versos, com a realização do tradicional Despertar Poético, com dezenas de pessoas que desfilaram pelas ruas do centro da cidade, às 8h da manhã, recitando poesias e convidado à comunidade para participar do encontro literário.
Cerca de 1600 poemas, que vieram de várias partes do país e alguns do exterior, estão expostos na galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural (foto: Wilson Medeiros)
Durante todo o dia quinta-feira, a Praça da Matriz reuniu estudantes da rede municipal de Ensino que participaram da Feira de Literatura e na galeria de artes Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, estão expostos cerca de 1600 poemas inscritos para o salão, vindos de várias partes do país e do exterior.
No hall do prédio II da Unimontes, a exposição Arte Transgressora de Anita Malfatti mostra réplicas da exposição que a artista promoveu em São Paulo, em 1917, cuja crítica do escritor Monteiro Lobato, deflagrou uma polêmica que resultou na Semana de Arte Moderna de 1922.
À noite, a escritora Helena Soares lançou o livro Infrutescência e o escritor Aroldo Pereira, Parangolivro. A programação de quinta-feira terminou com performances poéticas de Thaise Dias, Helen Barros, Helena Soares, Grupo Transa Poética e, fechando a noite, apresentação do cantor e compositor, Cori Gonzaga.
A programação do 21º Psiu Poético começou a todo vapor e, até dia 12 de outubro, promove lançamento de livros, exposição de poemas, exibição de filmes, performances, recitais, saraus, palestras, debates e exposições de artes plásticas, aberta à participação da comunidade, gratuitamente.
Nesta sexta-feira, 05, o projeto Poesia Circular acontece em dez escolas municipais da cidade, promovendo o encontro de poetas com alunos do ensino Fundamental e Médio, Durante o encontro, que acontece, simultaneamente, a partir das 9h, os estudantes participam de performances, recitais, além de um bate-papo literário.
Neste ano, participam as escolas municipais Alcides de Carvalho (Vera Cruz); Afonso Salgado (Vila Atlântida); João Valle Maurício (Village do Lago); Jair de Oliveira (Jardim Eldorado); Jason Caetano (Santo Antônio); Mestra Fininha (Cyro dos Anjos)
Maria de Lourdes Pinheiro (Independência); Rotary São Luiz (Cidade Industrial); Geraldo Pereira de Souza (Monte Carmelo) e Neide Melo Franco (Vila Anália).
Às 15h, na sala Candido Canela do Centro Cultural, a professora Ivanice Rodrigues comenta o livro Inventário, de Laís Corrêa de Araújo, indicado para o processo seletivo 2008 e Paes da Unimontes. Durante a palestra, haverá intervenção poética de Terezinha Campos e Eliane Alkimim.
Às 20h, no Centro Cultural, haverá lançamento dos livros Cachoeira de emoções, de Vera Veríssimo e Visceral, de Janete Ferreira da Silva, Gildete dos Santos Freitas e Marli Fróes.
A noite de sexta-feira termina com as performances: Era assim... - com Lara Araújo; Poema das três mulheres - Dóris Araújo, Karla Celene Campos e Maria Luiza Silveira Teles; Baltazar - 90 anos - Deomídio Macedo; Poemas com gosto de vida - Ex Kosta K; e Alma Eller – Prisma Soul. As apresentações acontecem na sala Cândido Canela, do Centro Cultural.