Em recente pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo, baseada nos resultados do Exame nacional de ensino médio – ENEM, Montes Claros figura no 54º lugar em qualidade de ensino entre os municípios brasileiros.
O ENEM é realizado desde 1998 com o objetivo, segundo o Inep/MEC, de ajudar o estudante a conhecer melhor suas possibilidades individuais por meio da verificação dos conhecimentos adquiridos na escola, avaliando as competências e habilidades desenvolvidas na escolarização básica. Uma boa nota nesta avaliação pode garantir bolsas de estudo integrais ou parciais no ProUni - Programa Universidade para Todos, além de poder ser aproveitada nos processos seletivos de diversas instituições de ensino superior.
INSCRIÇÕES
Segundo informações do ministério da Educação, o número de inscrição para o Enem este ano chegou a 1,2 milhão. A adesão aumentou em mais de 200% em comparação com o ano passado, quando o Inep/MEC registrou 390,5 mil estudantes inscritos.
Em Montes Claros, 45 escolas participaram do ENEM, tendo como critérios de classificação: (1) média total com correção de participação obtida, (2) ordem alfabética
Legenda: (SC) sem conceito. De acordo com o Inep/MEC, menos de 10 alunos concluintes participantes do processo.
Segundo deputado estadual Arlen Santiago, que colocou à disposição da população o Pré-vestibular 0800 - um projeto educacional composto de 133 aulas de Português, Matemática, Literatura, História, Geografia, Física, Química e Biologia, que vai ajudar ao estudante ê a se preparar para o vestibular -, a boa colocação de Montes Claros no ranking nacional do ensino médio é a comprovação do potencial e da competência dos educadores, e do bom resultado dos investimentos que vêm sendo feitos no ensino público.
- Esta colocação é motivo de orgulho não só para os profissionais da área de educação, mas para toda a população de Montes Claros, já que comprova o progresso da cidade neste setor, o que é fruto do esforço dos dirigentes, professores e demais funcionários ligados ao ensino. Não podemos deixar de destacar que este resultado também comprova o potencial de nossa juventude, que apesar de todas as adversidades que enfrenta, provou ter um desempenho escolar que está entre os melhores do País – argumenta o parlamentar, que diz que o que mais chama a atenção é o fato da pesquisa ter comprovado que o ensino praticado em Montes Claros é melhor do que em cidades mais ricas como Cascavel, Foz do Iguaçu e Betim, e de que em capitais como Goiânia, Salvador, Recife, Maceió, São Luís, Campo Grande, Teresina, Cuiabá e Rio Branco.
RESULTADOS
No Brasil, apenas 16% dos jovens entre 18 e 24 anos conseguem chegar ao ensino superior. Trata-se de um indicador muito pequeno se comparado com outros países. As universidades públicas vêm se esforçando para mudar esta realidade, procurando criar condições de acesso a programas governamentais.
Arlen Santiago diz que o resultado da pesquisa comprova que a competência dos empresários que investem no ensino particular e os investimentos feitos pelos governos estadual e municipal na melhoria da estrutura física das escolas e na qualificação dos profissionais têm dado resultado.
- A nós, homens públicos, este resultado só vem estimular para que trabalhemos ainda mais para conseguir novos investimentos para a educação de Montes Claros, já que os frutos estão sendo colhidos, concluiu Arlen Santiago.