Mitos da cultura brasileira no Cinema Comentado

Jornal O Norte
13/04/2006 às 11:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Nhô Quim vive lá nos cafundós do interior em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Aquela vidinha besta no meio do mato não dá pé e ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, vai dar na casa de Nhô Totó, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. Será este o momento para Quim realizar seus dois maiores desejos? Entretanto, antes de casar, ele deve cumprir uma série de provas.




Ganhador de 11 Kikitos do Festival de Gramado, o filme A Marvarda Carne retrata os mitos e a cultura brasileira (foto: divulgação)

Esse é o enredo do filme A Marvarda Carne, do diretor André Klotzel,  atração do  Cinema Comentado deste sábado. Um filme alegre e divertido que fala dos mitos e da cultura brasileira, principalmente aquela dos povos do interior do país.

O FILME

A Marvarda Carne (1985) é um filme sobre a cultura caipira, com várias figuras da mitologia nacional como o Saci, o Tinhoso, o Curupira. O roteiro baseou-se em extensa pesquisa sobre a vida e a cultura da roça, incluindo as técnicas construtivas (pau-a-pique), as crendices, as tradições religiosas e as expressões lingüísticas. A produção conquistou quase todos os Kikitos do Festival de Gramado, incluindo os de melhor filme (pelos júris popular e oficial), diretor, atriz (Fernanda Torres), roteiro, fotografia, música original, etc. – foram 11 prêmios no total.

O DIRETOR

Paulista, com aprendizagem na escola do curta-metragem, André Klotzel dirigiu um filme profundamente brasileiro e, pelo requinte e qualidade técnica da produção, fez uma obra que agrada a todos os espectadores. Adaptação livre de Na Carreira do Divino, peça de Carlos Alberto Sofredini, A Marvarda Carne remete a um universo simples e ingênuo, com personagens bem construídos e, especialmente, bem interpretados por um ótimo elenco - como Geny Prado (atriz presente em quase todos os filmes de Mazzaropi) e Regina Casé (participação especial e diabólica, numa das mais engraçadas seqüências).

IDENTIFICAÇÃO E PROJEÇÃO

Retrato de um Brasil bucólico e lírico, A Marvarda Carne revela-se um produto de sensibilidade e talento que encanta e diverte a platéia.

EXIBIÇÃO

O Cinema Comentado acontece na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal,  a partir das 18h30m. Logo após a sessão, tem bate-papo com a platéia, coordenado pelo jornalista Elpídio Rocha. A entrada é gratuita.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por