Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Ministério da educação libera recursos para projetos executados no Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 23/08/2007 às 11:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:13.

Três projetos apresentados pela Unimontes - universidade estadual de Montes Claros foram aprovados no âmbito do Programa de Apoio à Extensão Comunitária (Proext), coordenado pela SESu - secretaria de Educação Superior, vinculada ao ministério da Educação. Cada um deles será contemplado com recursos da ordem de R$ 30 mil, que serão aplicados na aquisição de material de consumo e equipamentos.



Foram aprovados os seguintes projetos: Atenção à Saúde e Educação para Adolescentes (SER), Zanza Croma e o Uniarte, este último já havia sido contemplado com recursos do Proext em 2004 e 2005.



O objetivo geral do Programa de Apoio à Extensão Comunitária é apoiar instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão que contribuam para a implementação e para o impacto das políticas públicas. Visa, também, reforçar as atividades extensionistas das universidades, incentivando a participação dos acadêmicos e professores.



INCLUSÃO SOCIAL



Conforme a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz, as ações previstas no cronograma enviado ao ministério da Educação serão desenvolvidas a partir do primeiro semestre de 2008.  Ela lembra que as propostas aprovadas têm como foco principal a inclusão social, observando uma das metas estabelecidas pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.



Tendo como objetivo principal contribuir para a transformação da realidade social e cultural por meio da complementação educacional ao adolescente, o projeto SER inclui ações nas áreas de saúde, reforço escolar e cidadania. Serão contempladas, ainda, atividades estabelecidas em outros projetos já desenvolvidos na Universidade como o Núcleo de Apoio à Cidadania e Adolescentes do Terceiro Milênio, este último coordenado por equipe vinculada ao Hospital Universitário Clemente de Faria.



O apoio à comunidade de São Félix, no município de Chapada Gaúcha, no Norte de Minas, é o principal objetivo do projeto Zanza Croma. Serão oferecidas ações articuladas de atenção à comunidade quilombola, tais como valorização e mapeamento cultural, prevenção a doenças, promoção da saúde, educação, direitos humanos e justiça social, buscando contribuir para a redução das disparidades sociais construídas historicamente junto aos quilombolas.



UNIARTE



Outro projeto aprovado neste ano pelo Ministério da Educação é o Uniarte, que já vem sendo desenvolvido pela Unimontes desde 2003. O projeto visa valorizar as manifestações culturais e tradicionais da região, sendo desenvolvidas pesquisas folclóricas, a capacitação de professores da rede pública (agentes multiplicadores) e ações de inclusão social. Já foram atendidos 17 municípios localizados na área de atuação da Universidade, sendo beneficiadas mais de 80 mil pessoas. (Ascom Unimontes)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por