A média dos alunos mineiros que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi superior à média nacional. Os estudantes mineiros, que prestaram o exame voluntariamente, garantiram uma média de 54,18 pontos na prova objetiva e de 56,45 na redação. No Brasil, as médias foram de 51,52 e 55,99, respectivamente. O Enem não é um exame voltado para avaliar sistemas. É uma avaliação individual.
Para a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o resultado é impreciso enquanto avaliação de sistema, mas é um retrato que confirma a tendência de crescimento observada nas avaliações realizadas com essa finalidade (Saeb, Proeb) e os bons resultados na Olimpíada de Matemática. O crescimento no desempenho dos alunos nesse conjunto de avaliações indica que as ações públicas educacionais adotadas no Estado estão bem focadas.
O Governo de Minas vem desenvolvendo, nos últimos anos, inúmeras ações que permitem a melhor qualificação dos alunos. Entre essas ações estão a distribuição do livro didático para sete disciplinas, aprofundamento de estudos, melhoria de infra-estrutura e equipamentos, como laboratórios de informática e ciências.
Entre os alunos da rede estadual em Belo Horizonte que participaram do Enem, se destacaram os estudantes da Escola Estadual Governador Milton Campos, com média de 61,31 pontos, os do Colégio Tiradentes (unidade Gameleira), com média de 61,08, e os da Escola Estadual Leopoldo de Miranda, com média de 60,98 pontos, entre outros. ( Com Secretaria de Educação)
