O governador Aécio Neves lançou, na última segunda-feira, 8, no Palácio da Liberdade, o Programa de Educação Profissional e assinou decreto criando a Rede Mineira de Formação Profissional. O objetivo é oferecer educação de qualidade e oportunidades reais de trabalho para os jovens mineiros. Já a partir do ano que vem, serão abertas 36.600 vagas de ensino técnico profissionalizante, um salto importante que colocará Minas como o Estado com o maior número de jovens matriculados em um curso profissional de nível técnico no país. Até 2010, o Governo de Minas investirá R$ 217 milhões no programa para atingir a meta de atender 110 mil jovens nos próximos três anos.
- Com a rede de ensino Minas terá o maior percentual de alunos do ensino médio fazendo cursos profissionalizantes. E vamos ter 20% do total dos alunos do ensino médio de Minas com curso profissionalizante voltado para alguma vocação natural da sua região - afirmou o governador.
O programa será implantado em 153 municípios mineiros, em escolas que oferecem ensino médio e também em instituições parceiras federais, municipais, filantrópicas e privadas que farão parte da Rede Mineira de Formação Profissional. Atualmente, funcionam em Minas 438 escolas que oferecem cursos de nível técnico, sendo 31 estaduais, 22 federais, 34 municipais e 351 privadas, todas elas com potencial para integrar a rede. Os critérios para o credenciamento de novas escolas serão divulgados através da publicação de editais específicos.
Aécio Neves destacou que jovens com idade entre 18 e 24 anos que já têm diploma do ensino médio também terão a chance de voltar às salas de aula para se profissionalizarem e disputar em melhores condições uma vaga no mercado de trabalho.
- Aqueles que eventualmente deixaram já o ensino médio, mas não estão aptos a disputar o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e competitivo por ausência de qualificação também serão acolhidos no programa - disse o governador, em seu pronunciamento.
Serão oferecidos cursos técnicos nas seguintes áreas: artes, comércio, comunicação, design, gestão, imagem pessoal, lazer e desenvolvimento pessoal, meio ambiente, transportes, turismo e hospitalidade, informática, recursos pesqueiros, agropecuária, construção civil, indústria, mineração, química, saúde e telecomunicações. Os cursos terão entre 800 e 1.200 horas/aula.
Em 2008 também será implantado Curso Normal em 55 escolas estaduais com o objetivo de preparar professores para atuar na área de educação infantil. Ainda no ano que vem, todas as 1.860 escolas da rede estadual de ensino passam a oferecer o curso de Formação Inicial na Área de Informática. O aluno terá a oportunidade de se habilitar para atuar em 12 diferentes segmentos, como no de montagem e manutenção de computador e em webdesign (ensina a criar sites).
O curso de Formação Inicial na Área de Informática já é oferecido na rede estadual como disciplina opcional, mas, a partir do ano que vem, passa a fazer parte da grade curricular das escolas. São 40 horas/aula.
