Alunos aprendendo mais sobre Minas:
o livro foi cedido à escola pelo governo estadual
Paula Machado
Repórter
A escola estadual Antônio Figueira, localizada no Bairro São José, foi uma das beneficiadas pelo governo estadual. A escola recebeu um livro didático da editora Miguelim, chamado (colocar o nome do livro) da autora Anna de Sant’anna. No livro é retratada toda a cultura de Minas Gerais. Suas histórias, as riquesas naturais, o período colonial, a vegetação, a culinária famosa – o arroz com pequi, as cidades históricas, a cultura de Montes Claros com os catopés entre outras informações. Uma forma de prestigiar o estado e todos os seus cidadãos. O livro foi cedido aos alunos da terceira série do ensino fundamental.
A escola também foi eleita com resultado positivo no PROALFE – onde avalia a disciplina da língua portuguesa. O colégio ficou acima da média recomendada, superando a média do estado.
- Dia 7 de julho faremos um ano na direção da escola, através de uma gestão participativa com os professores e toda a comunidade escolar. O objetivo é fazer o melhor trabalho voltado para o crescimento e desenvolvimento da escola a cada dia. Ressalta Maria Selma, diretora da escola estadual Antônio Figueira.
Segunda ela a preocupação é com a formação dos alunos. Dentro da cultura a escola faz uma ponte para a cultura de Montes Claros com um ícone da música, das artes plásticas e da fabricação de instrumentos, o mestre Godofredo Guedes. É previsto para acontecer no período de agosto apresentações e homenagens a Godofredo na escola. A idéia foi do professor Milton Honorato.
- Estamos preparando psicologicamente os alunos para introduzir a cultura da região e aos grandes nomes da cidade, um deles é Godofredo Guedes, que admiro muito, pois o conheci pessoalmente. É um grande músico e compositor, um excelente pintor e artista plástico. Afirma Milton Honorato, professor da escola.
(fotos: XU MEDEIROS)
De acordo com ele falta abordar mais esta questão nas escolas, apresentar as crianças grandes escritores como Machado de Assis, Castro Alves e outros nomes que marcaram a história de Minas e do Brasil.
- Conheço a família dele também. Quero trazê-los aqui para as homenagens e apresentações na escola. Será de grande valia para os alunos. Eles estão cheios de expectativas. Pretendo contar um pouco mais sobre Godofredo aos alunos uma semana antes das férias. Revela o professor.
A data das apresentações e homenagens não foi ainda divulgada pela escola. Posteriormente será divulgada nos meios de comunicação. Mas ainda segundo Milton, haverá exposições baseadas na pintura, com várias outras apresentações e novidades que o professor preferiu guardar em segredo.
- Prefiro omitir informações até o dia certo, mas garanto que será um evento muito bonito. A pintura é importante para que os alunos possam distinguir a importância da pintura na formação do intelecto. Diz ele.
Segundo afirma Milton, algumas pinturas de alunos já foram expostas no Caic do Bairro Maracanã, em homenagem a Godô.