Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Memória, paisagem e modernidade: II Seminário Cyro dos Anjos promove uma reflexão sobre a obra de escritores e intelectuais mineiros e sua contribuição para o chamado Modernismo Brasileiro

Jornal O Norte
Publicado em 02/10/2007 às 10:54.Atualizado em 15/11/2021 às 08:18.

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



De 15 a 17 de outubro de 2007, o II Seminário Cyro dos Anjos, realizado pelo GEL - Grupo de pesquisa em estudos literários da Unimontes, promove uma reflexão sobre a trajetória dos escritores, poetas e intelectuais mineiros que viveram em Belo Horizonte na década de 1930, analisando a obra de cada autor e sua contribuição para a consolidação do chamado Modernismo Brasileiro no decorrer do século XX. Além da poética de Cyro dos Anjos, entre os autores analisados estão obras de Rui Mourão, Carlos Drummond de Andrade e Emilio Moura.



Com o tema Memória, Paisagem e Modernidade, o seminário está inserido nas atividades da linha de pesquisa Literatura de Minas Gerais e conta com apoio da Fapemig, Colégio Marista São José, secretaria municipal de Educação e da Fadenor. Durante três dias, o evento reúne professores da Unimontes e de outras instituições de ensino do país, e alunos do curso de Letras da Unimontes e de outras instituições de Montes Claros, que participam das palestras e debates.



De acordo com o GEL, serão debatidos temas como Os modernistas mineiros e a atualidade; Memória: a poética (auto) biográfica em Cyro dos Anjos, Emílio Moura e João Alphonsus; A cidade e as letras: bibliotecas, acervos e arquivos de escritores; Paisagens: contrastes e interseções entre o interior de Minas. Gerais e as metrópoles na produção literária modernista mineira e Literatura de Minas e as viagens ficcionais: o escritor e a experiência de escrita.



PROGRAMAÇÃO



A programação começa na segunda-feira, 15, às 18h, com entrega do material do seminário e, às 19h30 será realizada a sessão de abertura, seguida de conferência com o tema Cyro dos Anjos e O amanuense Belmiro, apresentado pelo professor Rui Mourão, romancista e ensaísta voltado para a preservação da memória de Minas e do Brasil e Diretor do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. A mesa será coordenada pelo professor Elcio Lucas de Oliveira, do curso de letras, da Unimontes.



Na terça-feira, às 14h, o professor Rui Mourão comenta sua obra Boca de Chafariz, obra em que revela sua relação de amor com Ouro Preto. No Suplemento Literário do Minas Gerais (Belo Horizonte, abril de 2004), o autor faz o seguinte comentário sobre a obra:



- Escrevi o romance Boca de Chafariz, uma estória de renascimento. Renascimento da cidade-monumento contra todos os fatores que tramam a sua degradação, destruição e morte. Renascimento do escritor que, deixando para trás um passado de criatividade que nunca o desonrou, desejava se comprometer, noutro plano, com um presente de mais conseqüente renovação, de ambição de maior perenidade. Ouro Preto proporcionou-me talvez a aventura limite da minha carreira intelectual. Por isso eu a enxergo sempre com olhar de encantamento.



A preleção acontece no Campus Professor Darcy Ribeiro. Em seguida, o escritor participa de encontro com estudantes inscritos no PAES-2007, no Colégio Marista São José.



Ainda na terça-feira, haverá mesas redondas e momento cultural, coordenadas pelos professores Eneida Maria de Souza e Maria Zilda Ferreira Cury (UFMG); Elcio Lucas de Oliveira, Rita de Cássia Silva Dionísio, Osmar Pereira Oliva e Maria Eneide Dantas dos Santos (Unimontes); e Rodrigo Guimarães (Fapemig-Unimontes).



Na quarta-feira, às 13h30, os professores Anelito Pereira de Oliveira, Maria Generosa Souto, Alba Valéria Niza Silva e Marli Silva Fróes falam sobre O escritor e a experiência da escrita moderna. A mesa será coordenada pela professora Telma Borges. Às 15h30, o tema Imaginário na literatura de Minas Gerais será debatido pelos professores Telma Borges, Osmar Pereira Oliva, Ivana Ferrante Rebello e Almeida, com a coordenação de Maria Generosa Souto. A programação da tarde termina com intervenção artística.



Às 9h30 acontece a conferência de encerramento, com o tema Percurso da ficção de Cyro dos Anjos, apresentado pelo professor Fábio Lucas (UBE - União Brasileira de Escritores; Academia Mineira de Letras; Academia Paulista de Letras).



As atividades acontecem no campus universitário Professor Darcy Ribeiro.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por