Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A partir do próximo semestre, alunos da rede Soebras vão vivenciar uma nova experiência. Serão incluídas no currículo escolar técnicas de meditação, com o objetivo despertar e estimular o conhecimento, inovando a educação.
(foto: divulgação)
Segundo o diretor da rede Soebras, professor Ruy Adriano Borges Muniz, que experimentou a técnica em recente viagem à Holanda, a experiência será enriquecedora.
- Estive na Holanda para ficar por cinco dias e acabei ficando treze, tamanho foi meu interesse pela técnica do Maharishi. As pessoas usam uma pequena parte de sua capacidade cerebral e a técnica de meditação transcendental aumenta a concentração, estimulando o raciocínio e, consequentemente, potencializando o conhecimento. Nossas escolas sempre buscaram instigar o interesse dos alunos pela pesquisa, de forma que pudessem desenvolver suas potencialidades e aflorar suas vocações e valores inerentes. Com as técnicas de meditação esse objetivo poderá ser alcançado com mais facilidade, pois os alunos vão estar mais concentrados e com pensamento e atenção mais direcionados, explica o professor que diz que depois de experimentar as técnicas, viu que é possível utilizar o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos em uma escala muito maior, aplicando-o na vida prática.
MAHARISHI
Maharishi Mahesh Yogi, sábio indiano fundandor da SIM - Sociedade Internacional de Meditação, viveu na Índia como discípulo de Guru Dev e é o responsável pelo reavivamento e difusão, nos tempos atuais, de antigas técnicas yoguis, como a meditação transcendental, o shidis, e outras técnicas que levam a mente a um profundo relaxamento, possibilitando à mente experimentar níveis mais profundos, transcendendo o processo mais sutil do pensamento até chegar a sua fonte.
Difundida há 50 anos por Maharishi, a meditação transcendental possui hoje mais de 5 milhões de praticantes em cerca de 108 países, além de ser objeto de inúmeras pesquisas científicas que comprovaram os efeitos benéficos à saúde de sua prática rotineira. Maharishi vive atualmente em Vlodrop, nos Países Baixos.
MEDITAÇÃO NA EDUCAÇÃO
O professor Jaime Torres, que está apresentando as técnicas aos professores, coordenadores e diretores das escolas da rede Soebras, diz que a meditação vai despertar nos alunos um universo interior até então desconhecido.
- A SIM aliou o conhecimento dos Vedas ao das universidades, utilizando uma metodologia onde a educação é baseada na consciência, despertando valores inerentes, considerando o contexto do espaço em que os alunos vivem, sua formação e sua missão.
Através da meditação transcendental são trabalhados valores como da honestidade, da coerência, da solidadariedade, da amizade, do bem viver entre outros, criando um ambiente próprio ao aprendizado. O processo resulta em alunos mais concentrados e racionais, crianças estáveis, equilibradas e calmas, abertos ao conhecimento.
PALÁCIO
Nos 108 países onde as técnicas do Maharishi são desenvolvidas, foram construídas novas escolas ou adaptadas salas em escolas tradicionais, todas com arquitetura que inspira a meditação.
A técnica que será desenvolvida na Soebras é pioneira no Brasil. Segundo Ruy Muniz, para que o clima inspirador, assim como nos outros países, também se instaure em Montes Calros, o Maharishi presenteou a Soebras com uma construção em vidro e mármore que já está no Brasil, sendo desembaraça no porto de Santos, que será instalada na Trasit, campus da rede no bairro Amazonas.
A expectativa é de ainda neste ano o prédio seja instalado e as aulas comecem a partir de 2007.