Mais prazo para o Enade

Formulário obrigatório pode ser preenchido até 30 minutos antes da prova

Da Redação
23/11/2019 às 07:14.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:47
 (MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA)

(MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA)

Importante aliado na hora de concorrer a uma vaga no disputado mercado de trabalho, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontece neste domingo (24). Em meio às vésperas de mais uma edição, os participantes que ainda não responderam ao formulário obrigatório ganharam tempo extra. 

O prazo para preenchimento do questionário foi reaberto e só termina no dia da prova, às 13h – exatamente 30 minutos antes do início do exame. O procedimento deve ser feito pelo Sistema Enade, na internet. Neste ano, 55 mil mineiros se inscreveram. No país são 434.859 alunos.

O exame é destinado a concluintes de cursos de graduação. Para os formandos, a situação de regularidade com o Enade fica registrada no histórico escolar, sendo requisito para colação de grau. A consulta ao local do teste só poderá ser solicitada após o preenchimento do questionário.

Participam desta edição os matriculados em Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo e nos superiores de tecnologia de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e de Segurança.

As provas começam às 13h30 e têm quatro horas de duração. É obrigatório que os alunos permaneçam nas salas até as 14h30. O exame será encerrado às 17h30.

A prova mede o desempenho dos universitários em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre as realidades brasileira e mundial.

Na última avaliação, em 2018, a média geral das notas dos universitários da maior parte dos cursos avaliados foi menor que 50 pontos, em uma escala que vai até 100. O desempenho reflete na avaliação da qualidade das instituições de ensino superior. 
 
MUDANÇAS
O MEC estuda formas de tornar o Enade mais atraente. Uma delas é divulgar os nomes dos estudantes que tiveram os melhores desempenhos no exame. A intenção é tornar público apenas os nomes daqueles que acertaram mais de 60% da prova. Não será divulgada a nota específica, mas a faixa de acertos. 

De acordo com o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, a divulgação deverá ser implementada “nos próximos exames”.

SAIBA MAIS
O bom desempenho no Enade pode trazer benefícios na hora de conseguir um emprego, de acordo com o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi.  “É importante que o aluno tenha noção de que o exame é um dos elementos usados para avaliar a instituição em que ele se formou”, disse Mussi. “Ele deve ter noção de que entrevistas (para entrar no mercado) avaliam isso, se o aluno estudou emuma instituição boa”, acrescentou. Para este domingo, Mussi afirmou que já está tudo pronto para a aplicação e que as provas já foram distribuídas. “É importante visualizar o local de prova e planejar com antecedência como chegar a ele, para que não se atrase devido à ausência ou redução do transporte público”, recomendou.  A maior parcela de participantes estuda no Sudeste (46%). Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (22%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%). As graduações com mais inscritos são Engenharia Civil (13%) e Enfermagem (9%).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por