Alunos das séries iniciais de escolas
da rede pública de todo estado participam
de avaliação que vai medir o nível
de rendimento da leitura e escrita.
Em Montes Claros, as provas serão aplicadas
nos dias 12 e 13 de setembro especial
e nossa expectativa é que, neste ano,
os resultados sejam melhores
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nesta semana, alunos das séries iniciais da rede pública de ensino de Minas Gerais participam do Proalfa – Programa de Avaliação da Alfabetização, que vai avaliar o nível de leitura e escrita alcançado pelos alunos. Pela avaliação será possível identificar nominalmente os alunos de cada escola pública que estão com desempenho recomendável, intermediário e baixo desempenho em leitura e escrita, identificando, assim, os saberes já alcançados por cada um deles no final do ciclo inicial de alfabetização.
Apesar de apresentar bons resultados na última avaliação, a SRE-MOC intensifica os esforços para melhorar o nível de aprendizagem das escolas de sua jurisdição (foto: Wilson Medeiros)
O Proalfa acontece em Minas Gerais desde 2002 e, segundo a supervisora da superintendência regional de Ensino de Montes Claros, Nancy Mendes Wanderley, participam do programa alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais.
De acordo com os resultados apresentados pela SRE-MOC, no ano passado, das 8.223 crianças da rede pública estadual avaliadas pela superintendência, em 88% das escolas estaduais de Montes Claros, o número de alunos com desempenho recomendável foi superior ao resultado geral obtido no estado, destacando-se na avaliação do ciclo de alfabetização. Enquanto as outras escolas do estado obtiveram 21,50% no desempenho das avaliações das séries iniciais do ciclo de alfabetização, Montes Claros apresentou um desempenho de 22,15%.
Apesar dos resultados positivos, Nancy ressalta que é preciso trabalhar muito para se atingir padrões satisfatórios.
- Desde que foram divulgados os resultados do Proalfa, no ano passado, os alunos que apresentaram baixo rendimento receberam acompanhamento especial. Em agosto deste ano também começou a ser aplicado o Plano de Intervenção Pedagógica, elaborado pela própria escola, de acordo com suas necessidades, com participação de pais e responsáveis nas discussões e ações propostas no plano. Nossa expectativa é que, na avaliação deste ano, os resultados sejam ainda melhores – diz Nancy.
Nancy diz que todas as escolas dos 30 municípios da jurisdição da SRE-MOC participam da avaliação, que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de setembro.
- A avaliação será de acordo o rendimento apresentado pelas escolas nos anos anteriores.Além da avaliação censitária será realizada ainda uma amostral com alunos do 2º e 4º ano do ensino fundamental. Os resultados serão divulgados no próximo mês de outubro e, em novembro, será aplicada a avaliação para alunos da 5ª e 9ª séries do ensino fundamental e os alunos da 3ª série do ensino médio – completa a supervisora.
AVALIAÇÃO NO ESTADO
Em todo estado serão avaliados 310.450 alunos, matriculados em 8.262 escolas públicas. O Proalfa classifica os alunos por três níveis de aprendizado: baixo – lêem e escrevem somente palavras isoladas sem demonstrar capacidade de compreender o sentido de uma frase -; intermediário – lêem e escrevem frases e evidenciam algumas capacidades de letramento -; e recomendável – lêem e compreendem pequenos textos.
Realizado pela secretaria de Estado de Educação, através do SIMAVE - Sistema mineiro de avaliação da educação pública, a meta é elevar os índices de aprendizagem em todos os níveis de ensino, em curto prazo, e reduzir as diferenças regionais, garantindo, assim, que toda criança esteja lendo e escrevendo até os oito anos de idade.
