Leitura e escrita, base forte da educação: Projeto Criançamento comemora a aprovação no Programa BNB de Cultura pelo segundo ano consecutivo

Jornal O Norte
Publicado em 06/12/2007 às 10:38.Atualizado em 15/11/2021 às 08:25.

Alicerçada nessa idéia, o projeto Criançamento comemora a aprovação no Programa BNB de Cultura pelo segundo ano consecutivo. O projeto vem contribuindo para a difusão da leitura e produção de textos, beneficiando dezenas de crianças em Montes Claros.



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



A defasagem na educação tem sido apontada como uma das principais causas do baixo índice de desenvolvimento do país, que no relatório de desenvolvimento humano divulgado pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, ficou na 70ª posição no ranking de 177 países.



Para reverter esse quadro, além de um investimento maciço em políticas públicas educacionais por todas as instâncias do governo, é preciso que a sociedade se mobilize para que a educação possa se tornar a base forte da formação das crianças, e, também, promova o acesso dos jovens entre 18 e 24 anos ao ensino superior.



Em Montes Claros, já é possível vislumbrar iniciativas nesse sentido, que têm promovido, além da educação escolar, a formação do cidadão, através de programas que envolvem atividades artísticas e culturais, de forma lúdica e pedagógica.



Uma delas é o projeto Criançamento, criado durante a primeira Semana do Livro e da Leitura realizada em outubro de 2005, que tem com objetivo contribuir para a difusão da leitura e produção de textos. A iniciativa é da secretaria municipal de Cultura, em parceria com a secretaria municipal de Educação, Unimontes e 55º Batalhão de Infantaria de Montes Claros, através das bibliotecas públicas municipais de Montes Claros.



As oficinas do projeto reúnem alunos e professores quinzenalmente, durante todo dia, no Salão Infanto-Juvenil Marcolina Athayde Rebello, com atividades na área de Literatura (oficina de poesia, produção de texto e narração e criação de histórias), inter-relacionadas com outras expressões artísticas, como a música (oficinas de percussão), artes plásticas (oficinas de desenhos e criação de peças com material reciclado) e cênicas com arte escrita, tendo em vista um caráter interdisciplinar de educação.



O projeto, que teve sua primeira ocorrência no dia 07 de abril de 2006, atendeu aos estudantes da escola municipal João Valle Maurício (Bairro Vilage do Lago – Região Norte de Montes Claros) e do Centro Convívio Curumim (Bairro Vila Anália – Região Sudeste).



PROGRAMA BNB DE CULTURA FAVORECE A AMPLIAÇÃO DO PROJETO



Contemplado pela segunda vez pelo Programa BNB de Cultura na categoria Literatura (também foi aprovado nesta categoria pelo Edital 2006), de acordo com o coordenador Guilherme Rodrigues, em 2008, o projeto será ampliado e novas serão escolas atendidas.



Guilherme conta que o Criançamento nasceu inspirado no programa Biblioteca Viva, promovido pela prefeitura de São Paulo e, a princípio, acontecia nas dependências do Centro Cultural. Com o benefício do Programa BNB de Cultura/2006, passou a ser quinzenal, sendo transferido a para a biblioteca infanto-juvenil.



- Com esse recurso as práticas interdisciplinares foram ampliadas, a estrutura melhorada e estamos desenvolvendo novas atividades para que os estudantes possam encontrar na leitura e nas práticas das oficinas a abertura para um novo mundo – diz Guilherme.



Guilherme ressalta que a parceria com o BNB viabilizou a ampliação das ações do projeto em 2006, que desenvolveu mais atividades e envolveu diversos artistas.



- As crianças, apesar da multiplicidade de inteligência de que são dotadas, muitas vezes, carentes que são, não têm contato com o universo da leitura, fonte de prazer e consciência cidadã. E o Criançamento é um projeto que tenta demarcar a importância da leitura nas políticas culturais da secretaria municipal de Cultura. Queremos convidar Montes Claros para abraçar a causa da leitura, que perpassa por fatores culturais, sociais e psicológicos, em especial em um país como o nosso – conclama.



A coordenadora das bibliotecas públicas municipais, Marilene Mourão do Carmo diz que a renovação do benefício é de grande importância, pois atesta os resultados positivos dos trabalhos no ano passado e dão novo fôlego para as atividades no próximo ano.



PROJETOS CONTEMPLADOS



Além do Criançamento, a Edição 2008 do Programa BNB de Cultura contemplou, em Montes Claros, os projetos: Concertos BNB, da Fundação Marina Lorenzo Fernandez, Afrocantos, de Pedro Gonçalves Lima Júnior (Música); Dança para todos, de Marina Antunes Colares (Dança); Centenário das Coreografias de Antonino Silva Neves, da pesquisadora Gisele Christine Fagundes (Literatura); e Mãos no barro, de Olívio Rocha Cerqueira (Artes Visuais).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por