Educação

Jovens campeões da matemática

Duas escolas de Mato Verde são premiadas em Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas

Leonardo Queiroz
Publicado em 03/01/2023 às 22:22.
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

As escolas estaduais Ione Silveira Mendes e Professor José Américo Barbosa da cidade de Mato Verde no Norte de Minas foram premiadas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país é destinada a estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país.

“A dedicação dos professores foi fundamental para nossos alunos adquirirem conhecimento. Nossa escola é bem estruturada dando ao aluno a possibilidade de participar de varias olimpíadas como também a de química e física onde já fomos premiados em várias delas. Nossos alunos são alunos humildes e interessados em estar aprendendo cada vez mais e participando de todas as atividades e olimpíadas que surgem. No mais o nosso obrigado a todos os servidores que trabalham empenhados com o objetivo de conseguir resultados nas olimpíadas e aos alunos pelo interesse e dedicação. Estamos muito felizes”, expressa o diretor Wagner Antunes de Souza da E.E. Ione Silveira Mendes.

A diretora da Escola Estadual Professor José Américo Barbosa, Mireile Aparecida Gomes Souza ressalta a importância do envolvimento da escola com a OBMEP “A olimpíada representa muito para nossos alunos principalmente do interior e com menos visibilidade trazendo para a escola e o município um reconhecimento “A escola desenvolve esse trabalho desde o inicio da olimpíada em 2005 e de lá pra cá temos um histórico de medalhistas todos os anos e grande a participação de nossos alunos que gostam muito de participar e serem reconhecidos na área da educação. Nossos professores desenvolvem um trabalho com bastante responsabilidade nesta questão de incentivá-los ao estudo da matemática além da matemática de sala de aula onde a OBMEP exige uma capacidade maior dos alunos de uma forma mais aprofundada. 

Os alunos de ambas as escolas receberam menção honrosa, foram premiados com medalhas e tiveram uma sessão de homenagens na escola. Na Escola Estadual Ione Silveira Mendes o aluno Lucas Eduardo Souza Mauricio foi medalha de Bronze nível 3 nas Olimpíadas. Na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa tiveram três medalhistas de prata: Leandro Miguel Silveira, Maria Vitória Dias e Pedro Augusto Rodrigues e dois medalhistas de bronze: Franciely Martins Silva e Marina Mendes Souza. 
 
SOBRE A OBMEP
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). 

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por